Os efeitos da depressão Karlotta, que trazem chuva e vento forte a todo o país, já estão a obrigar a cancelar algumas iniciativas relacionadas com o Carnaval agendadas para sexta-feira, uma vez que, amanhã, o mau tempo continua a motivar avisos meteorológicos para vários distritos do continente e do arquipélago da Madeira.
É o caso de Guimarães, onde deveria ter-se realizado esta quinta-feira, pelas 10h00, o habitual “Carnaval da Infância”, que juntaria centenas de crianças mascaradas pelas ruas da cidade.
Também o município de Barcelos resolveu cancelar o desfile de Carnaval das escolas, previsto para esta sexta-feira, devido ao aviso amarelo emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) por causa da previsão de chuva intensa e vento forte naquela região.
Famalicão prefere não arriscar, e decidiu adiar o Desfile de Caretos de bicicleta na ciclovia, que estava previsto para domingo.
Fora de território minhoto, o Notícias ao Minuto sabe que o município de Bragança decidiu cancelar as actividades integradas no programa do Carnaval dos Caretos, previstas para sábado, “seguindo as recomendações do Serviço Municipal de Protecção Civil e tendo como principal objectivo garantir a segurança de pessoas e bens”, segundo é revelado nas redes sociais.
O Desfile Escolar de Carnaval pelas ruas de Lousada foi igualmente cancelado, mas os festejos mantêm-se dentro da escola.
Ainda de acordo com o Notícias ao Minuto, também o desfile de Carnaval das escolas do concelho de Castelo Branco foi cancelado devido à previsão de mau tempo para sexta-feira.
A informação foi avançada pela Câmara Municipal, que evoca o aviso meteorológico amarelo em vigor entre as 09h00 e as 15h00 de sexta-feira, dia em que se iria realizar o cortejo.