Desenvolver competências e valores que ajudem as crianças a desempenhar um papel activo na comunidade é o objectivo da Plataforma +Cidadania apresentada esta terça-feira, no Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga. Esta plataforma, que resulta da parceria entre a Universidade do Minho e o Quadrilátero, encontra-se actualmente numa fase piloto na qual participam mais de dez mil alunos e 639 docentes de 187 escolas dos Municípios de Braga, Barcelos, Guimarães e Famalicão.
Para o presidente do conselho executivo do Quadrilátero, Ricardo Rio, este é um projecto que “tem tudo para crescer e para ser, cada vez mais, uma plataforma de ligação entre os municípios e os seus cidadãos”.
“Com esta qualidade, o projecto +Cidadania poderá ser até disponibilizado fora do contexto escolar. Temos aqui matéria para ir ao encontro de todo o tipo de públicos, nomeadamente das famílias, ajudando-as a conhecer melhor a realidade dos seus concelhos”, referiu o autarca bracarense numa cerimónia que, além dos alunos da EB1 do Fujacal, contou ainda com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Barcelos e dos vereadores da Educação dos municípios de Famalicão e Guimarães.
Ricardo Rio sublinhou a mais-valia projecto para a “criação de uma cidadania mais saudável, mais participada e interessada”, destacando o envolvimento que os municípios do Quadrilátero tiveram no desenvolvimento da plataforma, sem esquecer os professores, “elementos cruciais para o sucesso da iniciativa”. Rio salientou igualmente o papel da Universidade do Minho que, uma vez mais, “mostra oportunidades de colaboração que servem o interesse de todos”.
Com recurso às tecnologias, a plataforma promove o desenvolvimento dos níveis de cidadania participativa em crianças, mobilizando a rede social e comunitária para a construção de uma sociedade mais solidária, mais responsável e interdependente.
Uma das áreas diferenciadoras do projecto “+Cidadania” consiste na criação de um currículo de base local. Com base no património material e imaterial de cada concelho, foram criadas diversas actividades que permitem aos alunos, de uma forma divertida e lúdica, conhecer o seu concelho, a sua história e as suas instituições.