A Câmara de Braga apresenta esta segunda-feira, em reunião do Executivo, a adesão à ‘Cities & Regions for Cyclists’, da Federação Europeia de Ciclistas, uma iniciativa internacional que promove a mobilidade urbana sustentável e incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte diário, de turismo e lazer.
Ao aderir à rede ‘Cities & Regions for Cyclists’ (‘Cidades e Regiões para Ciclistas’, em tradução livre), Braga pretende “fortalecer as políticas e infra-estruturas para tornar a cidade mais amigável para ciclistas e promover a cultura da bicicleta entre a população, numa articulação com uma estrutura internacional que fomenta a partilha de experiências e boas práticas, a colaboração em projectos europeus e a defesa dos interesses da bicicleta a nível europeu”.
A rede conta actualmente mais de 70 cidades e regiões aderentes, como por exemplo Amesterdão, Copenhaga, Barcelona, Viena e Paris. “Estas cidades e regiões têm demonstrado um compromisso sério em promover a mobilidade sustentável e o uso da bicicleta como modo de transporte, e têm alcançado resultados significativos nessa área”, refere a autarquia em comunicado.
“O acesso a experiências bem-sucedidas e boas práticas fruto da cooperação transnacional, é uma mais-valia significativa para Braga na medida em que possibilita acelerar a implementação de infra-estruturas cicláveis, promover campanhas de sensibilização, assim como obter financiamento europeu para projectos de mobilidade sustentável”, acrescenta.