O vereador do PS na Câmara de Braga Artur Feio defendeu esta segunda-feira que o município deveria “compatibilizar uma estratégia” de preços com os operadores privados para tornar menos atractivo o estacionamento à superfície.
Falando na reunião quinzenal do executivo, Artur Feio lembrou que estacionar à superfície em Braga “é bem mais barato” do que nos parques de estacionamento privados, o que conduz a situações de “entupimento de trânsito”, com os condutores “à espera de um lugar”.
“O município deveria tentar compatibilizar uma estratégia com os operadores privados”, referiu.
Para o vereador socialista, os privados, “se calhar, não têm noção” de que os preços que praticam são quase o dobro do que é cobrado à superfície.
“Os privados podem não estar a perceber que estão a perder com isso”, frisou.
Artur Feio disse que o resultado do actual “desfasamento de preços” é que os condutores optam por procurar um estacionamento à superfície, “entupindo o trânsito enquanto esperam por um lugar”.
“Neste aspecto, Braga está em contraciclo com a maioria das cidades da Europa”, disse ainda.
Na resposta, o presidente da Câmara, Ricardo Rio, disse que, na prática, Artur Feio está a propor um “nivelamento” por cima dos preços, com o aumento dos tarifários do estacionamento à superfície.
Rio sublinhou não ser crível que os privados baixem os preços.
“Seja convicto, apresente o que defende”, instou Ricardo Rio, acusando Feio de “falta de coragem política”.
Artur Feio acusou Rio de deturpar as suas palavras e vincou que a ideia não é, “obviamente”, o aumento dos preços do estacionamento à superfície.