José Luís Carneiro reafirmou, esta sexta-feira, o compromisso do PS em continuar a reverter os prédios do Estado para residências estudantis para se atingir até 2028 as 30.000 camas em oferta pública de alojamento. A possibilidade de os estudantes terem baixa justificada por motivos psiquiátricos e o congelamento das propinas nesse período é outra proposta socialista para o ensino superior.
No balanço da visita que efectuou à nova residência universitária do Instituto Politécnico do Ave e Cávado (IPCA), cuja construção contou com um financiamento de cerca de dois milhões de euros, no âmbito do PRR , o cabeça-de-lista do PS por Braga, que uma das prioridades para o distrito “é a construção de residências universitárias e o aumento do número de camas na oferta dos serviços sociais quer do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave) quer da Universidade do Minho” recorrendo ao Plano de Recuperação e Resiliência.
“Este investimento de 64 milhões de euros, dos quais 47 milhões de euros são financiados pelo Estado, pretende garantir 1.400 novas camas, 310 construção nova e 1.090 em edifícios reconstruídos e reabilitados para albergar estudantes”, anunciou.
Já em conversa com os estudantes, José Luís Carneiro lembrou que “o PS baixou e devolveu propinas”.
“Em 2015 a propina era 1.063 euros, é hoje 697 euros, e a partir deste ano o Estado vai devolvê-la por cada ano de trabalho em Portugal. Este reembolso está em curso neste momento”, assegurou.
José Luís Carneiro referiu que a governação socialista criou ainda a Bolsa + Superior para quem estuda no interior e atribuiu bolsas na fase de colocação, com um aumento de 154% do número de estudantes com direito a bolsa no último ano.
O cabeça de lista do PS deixou ainda a garantia de que “Pretendemos acabar com as propinas no ciclo de licenciatura até 2030 e fixar um tecto máximo para as propinas de mestrado e doutoramento para garantir maior igualdade no acesso a estes ciclos de estudo”, garantiu.
Nesta conversa com os estudantes esteve também em destaque a saúde mental. “O PS reconhece a importância da saúde mental em todas as fases da vida e, por isso, na próxima legislatura vamos assegurar a possibilidade de os estudantes terem baixa justificada por motivos psiquiátricos e o congelamento das propinas nesse período”.
Palmira Maciel, Pedro Sousa, Irene Costa e Pedro Costa, candidatos do PS pelo círculo eleitoral de Braga às legislativas de 10 de Março, acompanharam José Luís Carneiro na visita ao IPCA.
Fernando Gualtieri (CP 7889)