A Câmara de Barcelos assinalou esta quinta-feira os 70 anos do Nobre Monumento ao Bombeiro Voluntário, uma escultura de Henrique Moreira em bronze, representando um bombeiro com uma criança ao colo, assente numa base de pedra granítica, que está instalada no topo da área pedonal da avenida da Liberdade.
A cerimónia de celebração deste aniversário contou com a presença do presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, e dos três comandantes das corporações de bombeiros do concelho: Barcelos, Barcelinhos e Viatodos.
Depois de feito o enquadramento histórico relativo ao processo de construção do monumento, foi acesa a chama em homenagem aos soldados da paz e colocada uma coroa de flores na base do monumento.
A cerimónia de celebração dos 70 anos da estátua ao Bombeiro é uma homenagem aos seus autores e visa recordar todos aqueles que contribuíram com a sua vida associativa à nobre causa de ajudar e socorrer as populações e expressa a gratidão do município aos bombeiros, pelo exemplo de coragem, dedicação e espírito de serviço.
HISTÓRIA DO MONUMENTO
O Monumento ao Bombeiro Voluntário, em Barcelos, foi o primeiro a ser edificado no nosso país. Testemunha a gratidão e a homenagem que os barcelenses quiseram prestar aos soldados da paz, que todos os dias arriscam a vida e prestam um importante serviço à população.
O monumento resulta da vontade do barcelense e vice-presidente dos Bombeiros Voluntários de Barcelos, Manuel Augusto Vieira, que, tendo vivido nos inícios do século vinte em Buenos Aires, quis implantar na sua cidade um monumento ao bombeiro, idêntico ao existente em plena praça pública de S. Tiago do Chile.
Com a aprovação de toda a direcção dos Bombeiros Voluntários de Barcelos, em 1951, a proposta avança para projecção e análise de vários estudos.
Por subscrição pública, a obra foi entregue ao escultor portuense Henrique Moreira, e em 29 de Abril de 1953, em reunião ordinária da Câmara Municipal de Barcelos
É inaugurado a 21 de Março de 1954, com um programa que levou a Barcelos as mais altas autoridades do país e do distrito e, aproximadamente, cerca mil e duzentos bombeiros de várias corporações nacionais.