Mais de 1.400 crianças do ensino básico do concelho de Fafe deram início às Comemorações do 50º aniversário do 25 de Abril com um ‘Desfile da Liberdade’.
No coração da cidade, foi erguido um memorial simbólico em homenagem à efeméride. As crianças, uma a uma, depositaram seus cravos, cada um preparado pelos membros da Associação dos Reformados, Pensionistas e Idosos de Fafe (ARPIFAFE), pelos frequentadores dos Centros de Convívio e pelo Jardim de Infância de Moreira de Rei, num esforço conjunto coordenado na Biblioteca Municipal.
Este momento antecedeu o desfile até ao Parque da Cidade, onde as crianças, vestidas com t-shirts verdes e vermelhas com a mensagem ‘25 de Abril Somos Nós!’, formaram um cravo humano e cantaram um hino especialmente preparado para a ocasião, com letra de Artur Coimbra e música da Academia de Música José Atalaya.
O presidente da Câmara Municipal, Antero Barbosa, acompanhado por membros da Comissão local para as Comemorações do Cinquentenário do 25 de Abril em Fafe, presidentes das juntas de freguesia, directores de agrupamentos e membros da comunidade educativa, destacou a importância deste evento para os mais jovens, afirmando que “este momento será inesquecível para elas”.
O programa de celebração estender-se-á até Abril do próximo ano, convidando toda a comunidade a envolver-se e a reflectir sobre os valores do 25 de Abril, enquanto se olha para o futuro com esperança e determinação. O autarca agradeceu a todos os envolvidos na organização deste programa e expressou sua gratidão às escolas que participaram activamente nesta iniciativa.