A Câmara Municipal de Guimarães aprovou, por unanimidade, na reunião Executiva desta segunda-feira, a atribuição financeira de um milhão e trezentos mil euros, +IVA, para a realização de obras de requalificação das piscinas instaladas no complexo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães.
No final da reunião, e em declarações aos jornalistas, Domingos Bragança, presidente do município, afirmou que se trata de um investimento que “vale a pena”, uma vez que “este equipamento sempre prestou um serviço inestimável à população vimaranense”, tendo sido consolidado, na opinião pública, “como equipamento público”.
O autarca socialista referiu a necessidade de ser efectuada uma reabilitação profunda, que já tinha sido objecto de um apoio, no passado dia 9 de Novembro de 2023, de cerca de108 mil euros, dessa feita para financiar os custos de execução do Projecto de Reabilitação.
Segundo a proposta aprovada, as obras de reabilitação terão em conta o consumo energético e a utilização de novos materiais, e, concluídas, permitirão que, novamente, as piscinas dos BVG possam vir a ser utilizadas na promoção da prática desportiva ligada aos desportos aquáticos, bem como a aprendizagem.
Domingos Bragança, ainda durante a reunião do Executivo Municipal, fez saber que a direcção do Bombeiros Voluntários de Guimarães tudo fará para captar a maior verba possível dos quadros de apoio financeiro, nomeadamente em sede de candidatura ao PT2030 e através de apoio de entidades com competência para o efeito, como o Governo, a Associação Nacional de Bombeiros, a Liga de Bombeiros Portugueses, entre outras.
O valor de apoios que for arrecadado pode fazer com que seja reduzido o montante agora deliberado, sempre em articulação com a direcção da AHBVG.
“Os Bombeiros Voluntários de Guimarães merecem esta reabilitação, assim como a cidade de Guimarães”, concluiu.