O tradicional compasso pascal transfronteiriço, com o emblemático Lanço da Cruz, atravessa o rio Minho próxima segunda-feira de Páscoa, 1 de Abril, às 16h00.
O rio Minho volta a ser o palco desta tradição pascal dos pescadores de Cristelo Covo, em Valença (Portugal) e de Sobrado, em Tomiño (Galiza).
Refira-se que a Câmara de Valença submeteu a candidatura da tradição do Lanço da Cruz a Património Imaterial Nacional, esperando-se este ano a presença de uma equipa da Direcção Geral do Património que está a avaliar o evento.
A candidatura foi efectuada em parceria com a União de Freguesias de Valença, Cristelo Covo e Arão e a Paróquia de Cristelo Covo.
Milhares de minhotos e galegos são esperados, nas duas margens, nesta festividade onde a tradição, a fé e a devoção misturam o cristianismo com os mais antigos cultos pagãos das águas.
O Santuário da Senhora da Cabeça, o parque de merendas do Cais de Sobrado e o rio Minho são os palcos desta autêntica romaria galaico-minhota que decorre sempre na segunda-feira imediata ao fim-de-semana da Páscoa.