A Câmara de Braga está a promover mais uma edição do programa de férias ‘incluIR’. Nesta edição da pausa lectiva da Páscoa, a iniciativa conta com a participação de 63 crianças e jovens, com idades entre os 6 e os 15 anos, sendo que no caso de jovens com necessidades específicas a faixa etária é alargada até aos 18 anos.
Teatro, artes plásticas, música, expressão dramática e corporal, culinária, pintura, jogos de tabuleiro e desporto são as actividades que fazem parte do programa que se iniciou no passado dia 25 de Março.
“Este é um programa com actividades inclusivas, sem esquecer a diversão e fomento do pensamento crítico e das vertentes artística e física, que contribuem para a promoção das relações interpessoais. Pretendemos que as crianças e jovens que participam no ‘incluIR’ tenham dias inesquecíveis, não só a nível de actividades e entretenimento, mas também a nível de socialização”, referiu a vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, que esta quinta-feira visitou as actividades.
COMBATER EXCLUSÃO SOCIAL
A vereadora da Educação sublinhou que todas as actividades foram “pensadas e preparadas para que os grupos interajam, permitindo uma maior interligação entre os participantes e os técnicos responsáveis pelas diversas actividades”.
De referir que o ‘incluIR’ surgiu como resposta na esfera do combate à exclusão social. “O facto de ser um programa aberto a todos e que reúne faixas etárias diferentes, fez com que a convivência entre crianças e jovens típicos e atípicos permitisse a quebra desta barreira que é a ‘exclusão social’”, acrescentou Carla Sepúlveda.
A estrutura do programa é constituída por 97 assistentes operacionais de todos os agrupamentos de escolas do concelho. A vereadora da Educação destacou também o apoio imprescindível dos directores de agrupamento que, desde a primeira hora, disponibilizaram espaço e recursos para garantir o melhor suporte aos participantes e respectivas famílias.