A sugestão do juiz presidente do Tribunal de Braga Juízo Central de transferir o Juízo Central Criminal de Guimarães para Famalicão continua a dar que falar. Agora, é o PSD que vem a público responder ao PS, que discorda da deslocalização do tribunal.
Recorrendo às declarações do seu líder na Assembleia Municipal, César Teixeira, o PSD diz que a possível deslocação “é da inteira culpa e responsabilidade do anterior Governo liderado pelo PS», que, apesar das “sucessivas promessas”, não avançou com o Campus de Justiça de Guimarães.
Recorde-se que no Relatório Anual da Comarca Judicial de Braga relativo a 2023, o juiz presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Braga reitera que o Juízo Central Criminal de Guimarães, “ainda que provisoriamente”, seja transferido para Famalicão, atendendo “às más condições infra-estruturais do Juízo Central Criminal de Guimarães.
Ora, para César Teixeira, “esta possibilidade de risco de perda de serviços judiciais para Guimarães e para os vimaranenses, não é nova e foi desvalorizada e ignorada pelo Partido Socialista”.
“Sucessivas vezes realizamos intervenções e alertamos para este perigo sem que ninguém tenha escutado ou agido em conformidade e à altura das suas responsabilidades”, diz, referindo que, apesar do compromisso dos socialistas, em 2019, com o novo Campus de Justiça de Guimarães, “todas as promessas do Governo PS com a Câmara de Guimarães relativamente ao novo Campus da Justiça falharam”.
Fernando Gualtieri (CP 7889)