Uma bailarina do Grupo Etnográfico de Areosa está a ensinar danças tradicionais aos alunos do 3.º e 4.º anos da Escola Básica do Meio, na freguesia de Areosa, em Viana do Castelo, no âmbito do projecto ‘Gosto do Vira’
Mafalda Silva Rego explica que o projecto, organizado pelo grupo, arrancou há 10 anos e não se cinge apenas às danças tradicionais de Areosa
“Quando comecei, praticamente só fazia danças da freguesia. Entretanto, a escola também mudou e começaram a entrar alunos de outros países. Senti a necessidade de mudar o reportório das danças que ensinava e de começar a aprender novas danças, não só de outras partes do país, mas também do mundo, pois achei que era um trabalho muito mais rico”, sublinhou à Lusa.
A expansão do ensino a danças tradicionais de outras regiões de Portugal e diferentes países permitiu que os alunos ficassem a conhecer mais sobre outras culturas, algo que a bailarina do GEA destaca no método de ensino que utiliza.
FALTA FINANCIAMENTO
A presença do mapa na aula de dança, ao qual os alunos reagem positivamente e demonstram curiosidade, é apenas um meio de ligação do ensino das danças tradicionais às aulas que têm no dia-a-dia.
Actualmente, o projecto apresenta um alcance “muito limitado”, mas a ideia é que se comecem a implementar as aulas de danças tradicionais noutras escolas.
Nesse sentido, no ano passado, Mafalda Silva Rego realizou, em colaboração com o Centro de Formação Contínua de Viana do Castelo (CFCVC), duas formações de danças tradicionais para professores, algo que este ano se encontra em ‘standby’ devido à falta de financiamento.