A Associação Empresarial de Braga recebe, esta segunda-feira, pelas 21h00, a conferência/mesa redonda sobre ‘A participação política e a governanças dos partidos políticos’, organizada pela Comissão de Homenagem aos Democrata do Distrito de Braga.
Integrada nas comemorações dos 50 anos de 25 de Abril, a conferência conta com as participações dos politólogos e investigadores José Palmeira, Catarina Silva, ambos da Universidade do Minho, e Pedro Camões, da Universidade de Aveiro.
O debate parte da verificação que a crise da representação política em Portugal e na Europa tem vindo a sofrer alterações e a enfrentar novos desafios ao longo das últimas décadas.
“A abstenção é, neste âmbito, o corolário de uma decadência acentuada a partir de meados da década de 80 no nosso país. Um problema que merece uma reflexão sobre o futuro da governança dos partidos políticos, como instituições estruturantes da dinâmica e funcionamento das democracias representativas”, lê-se na apresentação do evento.
“Na perspectiva de Maurice Duverger, vivemos cada vez mais numa “Democracia sem povo”, um pouco por toda a Europa, em que estão a perder força na sua dimensão funcional, e na sua matriz diferenciadora e ideológica. Sendo o nosso país, um espelho do divórcio, entre as estruturas e formações político-partidárias e as pessoas, ao nível local regional e nacional, com grande incidência nas camadas mais jovens da população”, refere o texto.
NOTAS BIOGRÁFICAS
José Palmeira
Doutorado em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade do Minho. Professor no Departamento de Ciência Política e investigador no Centro de Investigação em Ciência Política, da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho
Integrou a direcção da Secção de Estudos Europeus da Associação Portuguesa de Ciência Política.
Foi presidente do Conselho de Cursos de Ciências Económicas, Empresariais e Políticas, director da Secção de Ciência Política e Relações Internacionais, além de ter dirigido as licenciaturas e mestrados em Relações Internacionais e em Ciência Política. Director do Núcleo de Investigação em Ciência Política e Relações Internacionais e da revista (Perspectivas). Representante oficial do ECPR (European Consortium for Political Research).
Catarina Silva
Doutorada em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade do Minho. Professora e investigadora no Departamento de Ciência Política, da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.
Membro da Associação Portuguesa de Ciência Política e fundadora da secção APCP ‘Partidos Políticos e Sistemas Partidários’ (2023). Membro do Standing Group on Southern European Politics e do Standing Group on Differentiated Integration in the EU.
Estuda e investiga sobre os partidos políticos, do euroceticismo, do populismo, da extrema-direita e da comunicação política. Oradora em diversas conferências nacionais e internacionais na área da Ciência Política, com experiência prática como assessora e gestora de campanhas eleitorais.
Pedro Camões
Doutorado em Ciência Política: Especialização em Administração Pública, pela Universidade da Carolina do Sul (EUA). Professor e investigador no departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, da Universidade de Aveiro. Exerceu funções docentes no departamento de Ciência Política e membro do Centro de Investigação em Ciência Política da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Lecciona e investiga nas áreas de Descentralização, Governo e Finanças Locais.
Foi investigador responsável do projecto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (‘TrivPlat-Ferramenta de monitorização, gestão e avaliação de compras públicas electrónicas, 2018-2020). Consultor de entidades governamentais e formador dos Cursos de Alta Direcção para Administração Pública. Colabora no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses