Intervenção’ é o tema central da sexta edição do Festival Política que regressa ao Centro de Juventude de Braga, entre os dias 2 e 4 de Maio, anunciou esta terça-feira a organização, a cargo da Associação Isonomia, Câmara Municipal e do Teatro Circo
Este ano, a programação inclui 24 actividades diversificadas, destacando-se a estreia nacional do documentário ‘Onde Está O Zeca?’, uma obra de Tiago Pereira, em colaboração com Abel Andrade e um conjunto de amigos. Outra estreia é novo espectáculo de Hugo van der Ding ‘O que importa é participar’, que percorre, de forma humorada, as partes especiais da História de Portugal que comprovam a importância da participação cívica.
“O programa, de entrada gratuita, promete enriquecer ainda mais a oferta cultural de Braga com cinema, música, performances, humor e exposições”, disse o presidente do município na apresentação da programação que decorreu no Centro de Juventude de Braga, e que contou ainda com a presença do co-director do festival, Rui Oliveira Marques, e de Joana Meneses Fernandes, administradora executiva do Teatro Circo EM SA, entidade parceira desta edição.
“No ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril, a programação convoca artistas, criadores, académicos e activistas a desenvolverem propostas e reflexões focadas na necessidade de fomentar a participação dos cidadãos nos actos eleitorais e o envolvimento com as instituições e as suas comunidades”, referiu Ricardo Rio.
PROJECTO INCONTORNÁVEL
“Este festival é já um marco incontornável da agenda de actividades da cidade, sempre com um enorme sucesso não só pela qualidade da programação, mas também pela mobilização e adesão dos bracarenses”, salientou o autarca.
E é precisamente esta parceria que viabiliza a primeira aparição do projecto Resistence! – Youth Festival of Modern European History, um evento idealizado durante a candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura em 2027, que será implementando na programação da Capital Portuguesa da Cultura, em 2025.
Neste projecto europeu de artes performativas serão apresentadas performances de vários países, nomeadamente de Itália, Portugal, Países Baixos, Eslovénia, República Checa e França.
Na programação musical estão agendados concertos de Lucas Pina e Fado Bicha. A secção de cinema é composta por uma selecção de seis produções, entre curtas e longas-metragens, ficção, animação e documentários. O programa inclui conversas, oficinas e outras actividades, com Braga a estrear o conceito de debate Beers&Politics.
O Festival Política de Braga é um conceito da Associação Isonomia, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Braga, InvestBraga, Centro de Juventude de Braga, Instituto Português do Desporto e Juventude, Comissão Nacional de Eleições e Parlamento Europeu – Gabinete em Portugal.
Depois de Lisboa, no início de Abril, e desta edição em Braga, o festival passará por Loulé em Outubro e Coimbra, em Novembro, estando prevista uma edição em Luanda.
Este evento dedicado aos direitos humanos e cidadania tem atraído milhares de participantes nas suas edições.
O Festival Política apresenta-se como o maior evento dedicado aos direitos humanos e cidadania, de entrada gratuita, que decorre em Portugal.
Toda a programação está disponível em: https://festivalpolitica.pt