A lista do Bloco de Esquerda (BE) às próximas Eleições Europeias, encabeçada por Catarina Martins, conta com duas candidatas do distrito de Braga: Sheila Khan, socióloga e independente e Norberta Grilo, inspectora do trabalho e representante do Bloco na União das Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães.
Sheila Kahn é 15.ª na lista e Norberta Grilo surgem em 2.º entre os suplentes.
Sheila Kahn, 51 anos, é socióloga, investigadora do Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias da Universidade Lusófona. É professora auxiliar convidada da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e comentadora do painel do programa Debate Africano da RDP África.
A sua investigação centra-se na memória e pós-memória, nas narrativas dos afrodescendentes e nos compromissos com as reparações históricas e o dever de memória numa perspectiva pós-colonial e comparativa.
Entre as suas publicações mais recentes encontram-se: ‘Sheila Khan e Sandra Sousa (2023), ‘Djaimilia Pereira de Almeida: Tecelã de Mundos Passados e Presentes’ (Editora UMinho); – Sheila Khan e Sandra Sousa (2024, em preparação), volume temático, Perspectivas Emergentes na Produção Cultural Afro-Descendente: Memória, Identidade e Diáspora Global, Revista Portuguese Literary & Cultural Studies.
Norberta Grilo, 52 anos, é Inspectora do Trabalho desde 2001. É natural de Braga, da freguesia de S. João do Souto, e residente na freguesia de Lamaçães.
É licenciada em Engenharia Biológica pela Universidade do Minho, com especialização em Engenharia Humana. Tem diversas formações no âmbito do direito do trabalho, de segurança e higiene no trabalho e formação de formadores.
A encabeçada por Catarina Martins, ex-coordenadora nacional do partido, a lista apresenta em segundo lugar o actual eurodeputado José Gusmão e em terceiro lugar Anabela Rodrigues, que exerce agora a função de eurodeputada tendo substituído Marisa Matias.
As eleições europeias decorrem no dia 9 de Junho.