Mais de 865 mil euros é a verba que a Câmara de Braga vai transferir para financiar a execução de obras em várias freguesias e apoiar a actividade de diferentes instituições do concelho.
As propostas, sob a forma de contratos interadministrativos de delegação de competências, apoios financeiros a freguesias, contratos-programa de desenvolvimento desportivo e contratos de dinamização cultural, são analisadas em reunião de Executivo Municipal, na próxima segunda-feira, no Forum Braga.
No que se refere aos contratos interadministrativos, a maior fatia, 271 mil euros, diz respeito à execução da requalificação e alargamento da rua de Andrias, travessa do Paço, beco de Andrias e o acesso da rua de Segões, na União das Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro.
A Freguesia de Palmeira vai receber 117 mil euros de reforço de verba para requalificação e alargamento da rua da Igreja. A União de Freguesias de Arentim e Cunha recebe 28 mil euros para o alargamento e recuperação do caminho do Paço.
Para a União de Freguesias de Merelim (S. Paio), Panóias e Parada de Tibães segue o valor de 27 mil euros para a requalificação do ringue da Agrafonte. Já Sobreposta recebe 8 mil euros para o projecto de requalificação e alargamento da rua da Piscina. Por fim, Adaúfe recebe 6 mil euros para pavimentação e alargamento de uma parte da rua do Penedo.
Quanto aos apoios financeiros a União das Freguesias de Lomar e Arcos recebe 3,1 mil euros para apoiar a substituição de abrigo de passageiros, a União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves recebe 24,1 mil euros para apoiar a remodelação no exterior do edifício da sede da Junta de Ferreiros, a União das Freguesias de Arentim e Cunha recebe 10,8 mil euros para apoiar o desvio do saneamento da escola EB1/Polidesportivo, a União das Freguesias de Crespos e Pousada recebe 4,7 mil euros para apoiar a pintura do Cemitério de Crespos e a União De Freguesias de Merelim S. Paio, Panoias e Parada de Tibães recebe 4,8 mil euros para a Execução de Ramal de Abastecimento de Água na horta biológica de Parada de Tibães.
APOIOS AO DESPORTO
Já no que diz respeito aos contratos-programa de desenvolvimento desportivo, é atribuído ao Futebol Clube Ferreirense o no valor de 134 mil euros, para substituição do relvado sintético e requalificação dos balneários, e ao Desportivo de Adaúfe o no valor de 168 mil euros para substituição do relvado sintético.
Em matéria de apoios financeiros a entidades culturais, serão analisadas as propostas de contrato com a ARCUM – Associação Cultural e Recreativa Universitária do Minho (6.5 mil euros); Centro Cultural e Social de Santo Adrião (1,5 mil euros); Tuna Feminina Universitária do Minho – Gatuna (4,5 mil euros); Suonart – Associação Cultural (35 mil euros) e A.M.T.M – Project´arte na Tradição, Associação (14 mil euros).