A Câmara Municipal de Barcelos foi distinguida com três menções honrosas nas áreas da Educação, Acção Social e Planeamento Urbanístico, na 5.ª edição dos Prémio ‘Autarquias do Ano’, anunciou esta sexta-feira a autarquia.
O município viu ser reconhecidos méritos no trabalho desenvolvido na área da Educação, na subcategoria – incentivos ao Sucesso Escolar; na área do Apoio Social, na subcategoria – Combate à Exclusão Social; e na área do Urbanismo e Espaços Verdes, na subcategoria – Planeamento Urbanístico.
Na área da Educação Barcelos apresentou a concurso o conjunto de programas e iniciativas que colocam a Educação como “eixo central” da acção política da Câmara. Essas acções desenvolvem-se em articulação com os agentes educativos do território concelhio, nomeadamente, no âmbito da Rede de Inovação, Sucesso Educativo e Equidade (RISEe), cujo objectivo visa o sucesso no desenvolvimento holístico da criança, do jovem e do adulto, focando-se no bem-estar, na equidade e na inclusão de crianças e jovens.
COMBATE À EXCLUSÃO
Já na área da Acção Social, a Câmara foi distinguida na subcategoria Combate à Exclusão Social, cuja estratégia de intervenção se desenvolve em vários eixos e abarca áreas como saúde, educação, habitação, voluntariado e inclusão.
Neste aspecto, a autarquia presidida pelo social-democrata Maria Constantino destaca, entre outros projectos, programa de apoio ao pagamento mensal da renda de casa, transporte gratuito a pessoas portadoras de doenças graves e com vulnerabilidade socioeconómica, para realização de tratamento e/ou consultas; refeições escolares para alunos de agregados familiares em situação socioeconómica vulnerável.
Além destes programas, a candidatura do município incluiu o ‘Programa Abem’ que possibilita o acesso a medicamentos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir; o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social protocolado com diversas instituições do concelho; o Projecto ‘BarcELOS D’Abrigo’; e o serviço do CLAIM que dá resposta especializada e de proximidade ao processo de acolhimento e integração de pessoas migrantes do concelho.
10 MILHÕES EM COESÃO
A terceira distinção dos Prémios Autarquia do Ano diz respeito à área do Urbanismo e Espaços Verdes, na subcategoria Planeamento Urbanístico, à qual a Câmara Municipal candidatou o Programa ‘Novos Caminhos’.
“Trata-se de um projecto estratégico de desenvolvimento do concelho, assente na coesão territorial e na melhoria das condições de vida das populações, visando acabar com os caminhos em terra batida no concelho, nomeadamente as vias que servem habitações, comércios e indústrias”, explica a autarquia, que adianta que o programa, “em menos de dois anos, já financiou obras nas freguesias do território barcelense no valor de cerca de 10 milhões de euros”. A execução do Programa ‘Novos Caminhos’ está a ser feita em estreita colaboração com as juntas de freguesia.
Refira-se ‘Prémios Autarquia do Ano’ são organizados pela Lisbon Awards Group e pelo jornal económico ECO, e têm por objectivo distinguir municípios e freguesias que se destacam nas mais variadas áreas pelas suas práticas inovadoras e de gestão rigorosa do interesse público.