“Reconquistar o partido e recuperar a confiança dos cidadãos”, é o objectivo expresso da candidatura do ex-deputado Luís Soares à liderança da Federação Distrital de Braga, formalizada esta sexta-feira na sede daquela estrutura socialista.
Com o respaldo de Antero Barbosa, presidente do município de Fafe, Luís Soares, de Guimarães, tem ainda os apoios de Hugo Pires, antigo candidato do PS à CMB e ex-secretário de Estado do Ambiente, Mesquita Machado, antigo autarca de Braga, e Palmira Maciel, antiga vereadora em Braga e actual deputada do PS na Assembleia da República.
Se o antigo membro do Governo assume a coordenação do programa eleitoral para estas ‘internas’ de Setembro, Antero Barbosa e Isabel Costa surgem como os dois mandatários da candidatura.
Em ruptura com Frederico Castro, o actual presidente da Federação e da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Soares, vice-presidente da bancada do PS no Parlamento até Março passado, prometeu “compromisso, disponibilidade e respeito pela história e pelos órgãos do partido”.
Garantido um “total foco” na Federação até porque não será candidato nas próximas autárquicas, em 2025, o socialista vimaranense assegurou que “o compromisso e a palavra sejam garantia para os cidadãos”, o que é lido como uma alusão à presidência de Frederico Castro.
“Não é possível os cidadãos confiarem no PS se os nossos dirigentes não honrarem os seus compromissos”, atirou.
“Se o PS no Distrito quer recuperar a confiança dos cidadãos, tem mesmo de trabalhar. Reunir os seus órgãos semanalmente, envolver os militantes e respeitar as suas decisões e as decisões das estruturas da Juventude Socialista e das Mulheres Socialistas”, disse.
Fernando Gualtieri (CP 788)