A Câmara de Braga anunciou esta segunda-feira, em sede do Conselho Consultivo da Mobilidade de Braga, o lançamento do concurso para a elaboração do estudo prévio à concepção e construção do sistema de BRT (BUS Rapid Transit), entrando na sua “fase decisiva”.
A medida dá, assim, continuidade ao plano de implementação do BRT em Braga, cujo início de construção está previsto para o primeiro semestre de 2025.
Para o presidente da Câmara, o projecto do BRT “entra agora na sua fase decisiva”.
“Braga está fortemente empenhada na transição da mobilidade urbana no sentido de assegurar a sustentabilidade ambiental no concelho e contribuir para esse objectivo a nível nacional”, afirma Ricardo Rio.
O autarca refere que estão a ser dados “passos largos” para a implementação de um projecto que, pela “sua modernidade, fiabilidade, frequência e rapidez de circulação, vai garantir maior atractividade, sobretudo na malha urbana onde serve a maior parte da população”.
Durante a sessão, Ricardo Rio deixou uma palavra de reconhecimento ao pelouro da Mobilidade “pelo excelente trabalho desenvolvido ao longo das diversas etapas”, manifestando “total confiança nos TUB – Transportes Urbano de Braga para, em articulação com o município, levarem a bom porto o ambicioso projecto de implementação do BRT em Braga”.
Teotónio dos Santos, administrador dos TUB apresentou ao detalhe o projecto de implementação do BRT, lembrando as diversas fases deste projecto desde o Estudo Preliminar de Apoio à Decisão, em Abril de 2021, da recolha dos Dados da Rede Móvel, em Fevereiro de 2022, o Estudo de Procura para a Implementação do BRT, em Novembro de 2022, da Contagem de Tráfego em 49 cruzamentos, em Dezembro de 2022, e o Estudo de Inserção Urbana entre 2023 e 2024.
Recorde-se que a inclusão do projecto na última revisão do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), possibilitou alocar 100 milhões de euros no BRT de Braga, valor que corresponde a 66,6% do orçamento do projecto – no total, são 150 milhões de euros -, que financiará a construção de duas das quatro linhas do BRT. Numa fase inicial a rede tem as referidas duas linhas e a extensão de 12,2 KM, prevendo que se expanda posteriormente para quatro linhas numa extensão total de 22,5 KM.