O Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky visita Portugal nos próximos dias, vindo de Espanha onde deve assinar um acordo bilateral de segurança, para garantir apoio militar a Kiev a médio prazo.
Por razões de segurança, as datas das visitas não foram ainda reveladas. Oficiosamente fala-se nos “próximos dias”. Já o Observador assegura que a visita acontece na “próxima semana”
Segundo avança a imprensa espanhola, em Espanha, Zelensky assina um pacto que visa garantir o apoio espanhol à Ucrânia, que vai além do envio de material militar para o país e se estende à formação de militares ucranianos.
Os detalhes do acordo foram fechados através de uma chamada telefónica na passada terça-feira, depois de um período de negociações que decorria desde Março.
De acordo com a SIC, Zelensky vai também estar em Lisboa e poderá assinar o mesmo tipo de acordo com Portugal. Por razões de segurança, as datas das visitas não foram ainda reveladas.
A confirmação de que o Presidente ucraniano tinha aceitado o convite do Presidente da República português para visitar Portugal foi dada pela Ucrânia a 5 de Outubro do ano passado.
Na altura, as respectivas equipas garantiram estar a trabalhar na data para concretizar tal visita.
Recorde-se que, em 2023, foi também noticiada a vinda de Zelensky a Portugal no final de Setembro — a propósito da reunião anual do Grupo de Arraiolos — mas a visita acabou por não acontecer. Nessa altura, o chefe de estado ucraniano esteve na cidade de Granada, no sul de Espanha, para o encontro da Comunidade Política Europeia.