A Câmara de Braga, juntamente com a Universidade do Minho e a Comissão de Homenagem aos Democratas do Distrito de Braga, homenageou esta quinta-feira, o constitucionalista Jorge Miranda.
Foi inaugurada uma placa identificativa da casa onde nasceu, junto ao nº 123 da av. Central da cidade, seguida de uma cerimónia de homenagem no salão medieval da Universidade do Minho.
Nesta homenagem, a vereadora Olga Pereira enalteceu o percurso de Jorge Miranda, salientando que o mesmo “é um exemplo de disponibilidade e entrega que orgulha todos os bracarenses”.
Nascido em Braga a 15 de Abril de 1941, Jorge Miranda é professor catedrático jubilado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Foi professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e deputado à Assembleia Constituinte, com um papel muito relevante na elaboração da Constituição da República Portuguesa de 1976, tendo na qualidade de académico e de cidadão, contribuído de forma empenhada para a defesa da liberdade e para a consolidação do regime constitucional vigente.