O antigo primeiro-ministro António Costa foi ouvido pelo Ministério Público (MP), esta sexta-feira, no âmbito da Operação Influencer.
Segundo o semanário Expresso, Costa foi ouvido a seu pedido pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), seis meses após ter pedido a demissão pelo seu envolvimento na Operação Influencer, a 7 de Novembro de 2023.
O antigo primeiro-ministro não foi ouvido na qualidade de arguido, avança o mesmo semanário, referindo que a audição foi enquadrada por um artigo do Código do Processo Penal (CPP) em que está prevista a situação de pessoas consideradas suspeitas, como acontece com António Costa.
O antigo líder do Governo demitiu-se do cargo após ter sido divulgado que era alvo de um inquérito instaurado no MP junto do Supremo Tribunal de Justiça após ter siso extraída uma certidão do processo-crime Operação Influencer.
O caso está relacionado com a produção de energia a partir de hidrogénio em Sines, Setúbal, e com o projecto de construção de um centro de dados (Data Center) na zona industrial e logística de Sines pela Start Campus.