A Autoridade Marítima Nacional (AMN) anunciou, esta quinta-feira, que a Estação Salva-vidas de Viana de Castelo auxiliou dois tripulantes de veleiro, que se encontravam a cerca de um quilómetro da costa, entre a praia do Rodeio e a praia da Amorosa, após a embarcação ter sofrido uma avaria no motor.
Em comunicado, a AMN explicou que o alerta foi dado pelas 15h32, a dar conta de “dois tripulantes que se encontravam em dificuldades a bordo de um veleiro de bandeira polaca devido a uma avaria no motor”.
Após o alerta, “foram activados de imediato tripulantes da Estação Salva-vidas de Viana do Castelo e elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Viana do Castelo”.
“À chegada junto do veleiro, constatou-se que os dois tripulantes, dois homens com 42 e 44 anos, se encontravam bem fisicamente, sem necessidade de assistência médica, e que o veleiro tinha uma avaria no motor, estando em dificuldades para entrar no porto de Viana do Castelo, devido às condições adversas do mar e do vento”, explicou a autoridade.
O veleiro foi então rebocado para o interior do porto “por questões de segurança para os tripulantes e para a navegação” e o proprietário foi notificado, sendo que “só poderá navegar novamente após ser alvo de uma vistoria, a fim de assegurar as normais condições de navegabilidade”.
O Comando-local da Polícia Marítima de Viana do Castelo tomou conta da ocorrência.