O Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em Braga, assinala esta sexta-feira. sábado e domingo as Jornadas Europeias da Arqueologia com uma série de iniciativas, nomeadamente a apresentação ao público uma ara romana dedicada a Júpiter, proveniente de Aboim da Nóbrega, Vila Verde.
As comemorações são organizadas em conjunto com a Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho (UMinho) e o Grupo de Amigos do Museu D. Diogo de Sousa.
Com o objectivo “sensibilizar os cidadãos sobre a riqueza e diversidade cultural através do nosso património arqueológico”, o museu convida o público a uma viagem única a propósito das Jornadas Europeias de Arqueologia 2024, que “oferecem uma oportunidade ímpar de explorar os vestígios materiais das sociedades desde a Pré-História”.
Sob a temática ‘Descobrir o Passado’, pretende-se aumentar a visibilidade da arqueologia entre diferentes públicos, destacando a importância da protecção do património arqueológico, promovendo a partilha de conhecimentos entre profissionais da área e o público em geral.
PROGRAMA
Assim, na sexta-feira, a partir das 10h30, decorrem visitas-oficinas de descoberta do Museu, proporcionando a oportunidade de conhecer os bastidores da conservação e restauro dos materiais arqueológicos, além de explorar os conceitos de arqueologia através de uma oficina de escavação arqueológica para alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo.
Já às 17h45, é apresentada ao público uma ara romana dedicada a Júpiter, proveniente de Aboim da Nóbrega, propriedade de Luís Miguel Pinheiro Fernandes, que integra agora a exposição permanente do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa.
Às 18h00, uma conversa com arqueólogos e investigadores, moderada por Fernanda Magalhães e Maria do Carmo Ribeiro, da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho, onde são apresentadas algumas das últimas investigações de sítios arqueológicos da região norte, com a participação dos investigadores Luís Coutinho, Vítor Silva, Nuno Oliveira, Letícia Ruela, Diego Machado, Lara Fernandes e Alexandrina Alves.
No sábado e domingo, às 10h30, decorrem visitas orientadas às colecções do museu, abertas ao público em geral, para explorar as colecções do Museu.
Ao longo do fim-de-semana é mostrado o acervo fotográfico das escavações arqueológicas em Braga na secção ‘Memórias da Arqueologia’ e, no ‘Espaço Famílias’, há um ambiente dedicado à descoberta das colecções do museu, que promove actividades interactivas e educativas para todas as idades.
As comemorações são organizadas em conjunto com a Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho (UMinho) e o Grupo de Amigos do Museu D. Diogo de Sousa.