A Câmara de Braga procedeu esta quarta-feira à entrega de Equipamentos de Protecção Individual (EPI) aos elementos das Unidades Locais de Protecção Civil das freguesias de Este (São Pedro e São Mamede), Pedralva, Sobreposta e Lomar e Arcos. O objectivo é descentralizar a acção de Protecção Civil e dotar as juntas de freguesia dos equipamentos necessários para uma resposta mais eficaz em situações de socorro à população.
A aquisição deste vestuário e equipamento de protecção individual representa um investimento de cerca de 10 mil euros. Cada kit é composto por capacetes para incêndios rurais, parkas, coletes, t-shirts, impermeáveis, cintos, calças, botas, dólmens florestais, bonés e símbolos identificativos.
“Estamos a dotar as Unidades Locais de Protecção Civil com os recursos necessários para que possam actuar de forma eficiente e segura em situações de emergência. Este investimento reflecte o nosso compromisso em assegurar a protecção e o bem-estar da população”, afirmou o vereador responsável pela Protecção Civil, durante a cerimónia de entrega dos equipamentos, acrescentando que Braga conta ainda com uma Equipa Municipal de Intervenção Florestal na Divisão de Protecção Civil, e que todas as estruturas estão equipadas com viatura e kit de 1.ª intervenção.
Segundo Altino Bessa, esta medida “visa fortalecer as capacidades operacionais das Unidades Locais de Protecção Civil, permitindo uma actuação mais rápida e eficaz em diversas situações de emergência, como incêndios rurais, inundações e outros desastres naturais”.
Bessa lançou ainda o desafio para que mais juntas de freguesia formem as suas Unidades Locais de Protecção Civil, “garantindo que toda a população de Braga está protegida e segura.”