O Executivo Municipal de Braga aprecia esta quarta-feira, a proposta de elevação da Freguesia de Palmeira à categoria de Vila.
O processo, proposto pela Junta de Freguesia, é acompanhado de uma investigação e levantamento de dados, permitindo aceder a informação que comprova o desenvolvimento de Palmeira, desde os primórdios, catalogados da fase pré-histórica até à actualidade.
Na proposta é sublinhada a existência dos requisitos necessários para a elevação, nomeadamente no que diz respeito à actividade económica local, a existência de serviços públicos da administração local e central, serviços postais, serviços de saúde, respostas sociais, movimento associativo, infra-estruturas desportivas, restauração, ensino pré-escolar e básico, agências bancárias, parques e jardins públicos, património cultural classificado de interesse público, entre outros.
Da agenda da próxima reunião de Câmara consta também a aprovação da versão final Plano Director de Iluminação Pública e dos Critérios de Projecto de Iluminação Pública, que incorpora contributos apresentados no âmbito do processo de discussão pública.
O Plano Director de Iluminação Pública (PDIP) é um instrumento de gestão, moderno e eficaz, que facilita o desenvolvimento orgânico e sustentado da infra-estrutura de iluminação pública, contribuindo para a melhor racionalização dos custos de investimento e manutenção e para a minimização quer dos impactos ambientais quer do consumo energético.