A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Xunta da Galiza assinam na terça-feira, em Valença, uma declaração conjunta onde defendem como “uma prioridade óbvia” a ligação de alta velocidade entre Porto e Vigo (Espanha). Defende ainda uma nova ligação internacional no rio Minho.
No documento, a que a Lusa teve esta quinta-feira acesso, a CCDR-N e a Xunta da Galiza mostram-se favoráveis a esta ligação ferroviária por entenderem ser uma “infra-estrutura prioritária e estratégica” para o desenvolvimento económico e social de Portugal e Espanha.
Segundo estas entidades, o desenvolvimento harmonioso dos territórios, com igualdade de tratamento e atitude solidária, proporciona uma evolução da qual todas as partes beneficiam.
“A riqueza partilhada gera oportunidades e promove sinergias de bem-estar através do envolvimento colectivo”, referem.
No que diz respeito às redes de comunicação, esta perspectiva é “especialmente relevante” porque isso significa a plena utilização dos territórios e do capital humano, sublinham ainda.
Na missiva, a CCDR-N e a Xunta da Galiza salientam que os estudos realizados sobre a ligação ferroviária em alta velocidade demonstram “dados incontestáveis” quanto ao seu potencial de utilização e rentabilidade.
O que, com os laços culturais existentes entre os dois países, constitui “um capital valioso” para alcançar progressos significativos na construção de projectos baseados na intercomunicabilidade, acrescentam.
Insistindo que esta ligação é “uma prioridade óbvia”, as entidades ressalvaram a necessidade da mesma ser acompanhada de um orçamento e de um calendário realista para as concretizar dentro dos prazos previstos.
“Exigimos, assim, o desenvolvimento de um programa completo de acções, investimentos e etapas para a ligação [Porto-Vigo] com prioridade para a saída Sul de Vigo”, vincam.
NOVA PONTE NO RIO MINHO
A CCDR-Norte e a Xunta da Galiza solicitam ainda aos governos de Portugal e Espanha que se articulem na definição da nova ligação internacional no rio Minho.
“Recordamos que a actual ligação, o chamado Comboio Celta entre Porto e Vigo, efectua-se em duas horas e meia com material muito obsoleto e oferece condições de serviço que devem ser actualizadas com urgência, enquanto a ligação do Eixo Atlântico não se concretizar para tornar possível que tal viagem ocorra no tempo máximo de uma hora”, frisaram.
Esta declaração, que vai ser assinada na terça-feira às 11h00, na antiga alfândega de Valença, no distrito de Viana do Castelo, vai ser enviada às entidades territoriais da Euro-região, confederações empresariais e sindicais e entidades locais.
Entre as entidades locais figura a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, que na segunda-feira em reunião pública do executivo municipal avalia esta declaração, segundo a agenda a que a Lusa teve esta quinta-feira acesso.
A 23 de Maio, o ministro das Infra-Estruturas assegurou, após um breve encontro com o presidente do governo regional da Galiza, que o executivo mantém o compromisso da ligação ferroviária em alta velocidade entre Lisboa e Vigo, bem como a Madrid.
A ligação do Porto a Vigo, na Galiza, que está a ser desenvolvida paralelamente à linha de alta velocidade entre Porto e Lisboa, contempla estações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Braga, Ponte de Lima e Valença.