“O concelho de Vila Nova de Famalicão está preparado para enfrentar a época de maior risco de incêndio com um dispositivo de operacionais e meios reforçado”. A garantia foi deixada pelo presidente da Câmara Municipal.
Mário Passos falava esta segunda-feira na apresentação do Programa de Vigilância Florestal que assegura que o território está cada vez mais capacitado para responder aos desafios impostos durante a fase mais crítica dos incêndios em Portugal, a fase Delta, que termina a 30 de Setembro.
“De ano para ano, temos cada vez mais recursos e condições para que possamos combater quase que instantaneamente os incêndios florestais”, afirmou segunda-feira, dia em que começou a fase Delta Mário Passos.
Devido às alterações climáticas, a preocupação do município com os incêndios “tornou-se constante”.
“É por este motivo que, durante todo o ano, independentemente da fase de combate aos incêndios, o território famalicense encontra-se preparado para responder, suprimir e gerir estes fenómenos. Em períodos mais críticos, como o que hoje [segunda-feira] se inicia, a vigilância fixa é reforçada com vigilância móvel e armada – com meios equipados de ferramentas para intervir rapidamente nas fases iniciais dos incêndios”. explicou o autarca.
Assim, e durante os próximos dois meses, o Dispositivo Municipal de Vigilância e Apoio à Supressão dos Incêndios é composto pelo sistema de videovigilância, por 12 operacionais, três viaturas ligeiras com kit de primeira intervenção, um tractor, uma retroescavadora e por três alfaias florestais. A este grupo somam-se mais cinco Sapadores Florestais e uma viatura ligeira com kit de primeira intervenção nos períodos de maior alerta.
De acordo com o vereador da Protecção Civil, Ricardo Mendes, o sistema de videovigilância, composto por 12 câmaras, consegue “detectar incêndios em todo o concelho”.
O dispositivo municipal, além de vigiar e apoiar a supressão dos incêndios, actua ainda ao nível da gestão integrada destes fenómenos, que engloba a conservação da rede viária florestal e acções de silvicultura.
A partir de agora o dispositivo municipal pode ainda contar com o veículo de comando e comunicações, que foi apresentado durante o encontro. Nesta segunda-feira, destaca-se ainda o segundo aniversário da inauguração do Campus da Protecção Civil.