Ricardo Rio concluiu a sua presença de três dias nos Emirados Árabes Unidos (EAU) com uma intervenção na última sessão plenária no AIM – Annual Investment Meeting que foi recebida com alguma surpresa face ao natural desconhecimento da esmagadora maioria dos presentes sobre a realidade de Portugal ao ponto de suscitar um particular interesse sobre a estratégia de promoção de Braga.
A intervenção do presidente da Câmara de Braga resultou em pedidos de mais informações e de estabelecimento de contactos posteriores, provenientes do Médio Oriente mas também de outras regiões como a Ásia e a América Latina
Rio vincou a importância do eixo do conhecimento Universidade do Minho – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia – Centros de Investigação e Empresas para a atracção de investimento, dando vários exemplos de parcerias profícuas entre estas instituições, oferecendo uma imagem de modernidade e capacidade tecnológica.
O autarca enfatizou que a participação de Braga neste tipo de iniciativas é “uma oportunidade única para afirmar o potencial da cidade e reforçar a rede de colaboração internacional do município e dos principais agentes de desenvolvimento locais, como as universidades, os centros de investigação e as empresas”. No caso do Médio Oriente em particular, identificaram-se já “diversas possibilidades de colaboração nas áreas agro-alimentar, ambiental (água e resíduos), IT e da saúde”.
Contactos internacionais
A presença de Ricardo Rio nos EAU serviu também para diversos contactos com potenciais investidores dos Emirados Árabes Unidos. De acordo com as conversas mantidas, estas são relações que não são de rápida concretização, pois é necessário primeiro estabelecer contactos e criar relações de confiança com os potenciais investidores árabes, para posteriormente ser possível avançar para a concretização de investimentos.
Devido ao foco de instabilidade na região, houve também conversas sobre o desenvolvimento de parcerias na área do turismo, pois as condições que Braga oferece nesta área têm grande potencial nesta região e pode ser possível aumentar o número de visitantes árabes, que neste momento é muito reduzido.
Rio considerou que “Braga e toda esta região do Minho, em articulação com o Porto, têm um potencial de atracção único, face à sua riqueza patrimonial, à vivência das cidades e à conjugação de realidades tão heterogéneas como a praia, as zonas rurais e o turismo de montanha num tão curto espaço de território”.
“Além do reforço da promoção internacional destes destinos junto destes mercados, urge criar melhores acessibilidades e ligações mais directas para o Norte do País, ao nível do transporte aéreo”, considerou.
Nesta visita, Ricardo Rio participou também numa recepção na residência oficial do Embaixador de Portugal nos Emirados Árabes Unidos, Jaime Leitão, em Abu Dhabi na qual teve a oportunidade de estabelecer contactos com alguns empresários e representantes de empresas portuguesas no país, entre as quais a bracarense Primavera – Business Software Solutions.
Ricardo Rio demonstrou o pleno interesse de Braga em colaborar com os residentes portugueses, e de forma especial coma associação de amizade de base empresarial entre os dois países presentemente em fase de instalação, podendo este ser um motor para o desenvolvimento de mais relações de negócios entre Portugal e os Emirados Árabes Unidos.