A Feira do Livro 2024 de Barcelos abriu este sábado as portas, com as presenças dos presidentes da Câmara e da Assembleia e dos restantes membros do Executivo municipal. O certame oferece um extenso programa cultural.
Para o Presidente, Mário Constantino Lopes, a Feira do Livro de Barcelos é “um grande momento cultural da cidade e da região, pelo que convido todos a visitar e a participar na programação que preparamos para este ano”.
O certame, que vai para a sua 41.ª edição, conta, entre outros nomes, com a presença de José Pacheco Pereira, Martim Sousa Tavares e Fátima Lopes.
Quem se deslocar ao centro de Barcelos até dia 14, encontra uma minicidade de livros, composta por 21 stands e 94 editoras e pontuada por inúmeras acções, entre as quais o lançamento de novas obras, conversas com escritores, concertos e animação de rua.
A Feira tem palco assente na avenida da Liberdade, largo da Porta Nova e largo Dr. José Novais. A par da venda de livros, estão presentes na Feira 21 stands representando 94 editoras – ao longo de dez dias, a programação abrange lançamento e apresentação de livros (8), conversas com escritores (7), dois concertos musicais e duas conversas-concerto, com Luísa Sobral, Vox Angelis, Nena e Capicua. Simultaneamente, há animação de rua pela VIA3 – Companhia de Teatro e pel’ Associação D’Improviso.
A edição deste ano conta também com programação específica dedicada às crianças, que podem desfrutar de actividades diárias, entre as quais: pinturas faciais, apresentações de livros, cantinho da leitura, desenhos para colorir, ludoteca e mural de pintura.
Também de destacar a tertúlia sobre a Guerra Colonial (dia 8); a tertúlia sobre o Caminho Português de Santiago (dia 9); a tertúlia com jovens autores, no dia 11, moderada pelo escritor, José Ilídio Torres. E ainda as mesas-debate dos dias 12 e 13 de Julho.
À semelhança de anos anteriores, a Feira estará aberta ao público de segunda-feira a domingo, das 17h00 às 00h00.
LANÇAMENTOS E ESCRITORES
Da vasta programação cultural preparada para esta edição, destaca-se, a abrir o certame, no dia 5, a apresentação de novas obras literárias.
É o caso da “Viagem ao Mundo dos Silêncios”, de Luís Carvalhido, com apresentação de António Ferreira Afonso e participação de Xico Malheiro e Zeca Torres (Grupo Raízes); e do livro “Barcelos e o 25 de Abril de 1974: Administração Municipal e Sociedade (1974-1990)”, de Victor Pinho, cuja apresentação está a cargo de Armando Malheiro e que conta com a participação do grupo “Trevo de Cordas”.
Este domingo, pelas 17h00, é a vez de Joana Cordeiro moderar a apresentação dos livros “Amo-te…ao Ouvido de uma Criança”, de Célia Barbosa, e “A Viagem do Pestanudo”, de Reinaldo Sousa Santos.
Às 18h00, há entrevista com Anabela Mota Ribeiro sobre o livro “Quarto do Bebé”. E, às 21h30, Conversa-Concerto com Luísa Sobral.
Na sefunda-feira, destaque para a Tertúlia “Guerra Colonial”, com Carlos Matos Gomes, Augusto Freitas, Fernando Costa, às 21h30, mas antes, às 18h00, Victor Pinho apresenta o livro “O Pina d’Airó e Outras Histórias”, de António Carvalho.
CAMINHO PORTUGUÊS DE SANTIAGO
O dia 10 é dedicado ao Caminho Português de Santiago, a começar com “Literatura no Caminho – Experiências no Caminho Português de Santiago”, às 17h00; depois, por volta das 21h30, há lugar para uma tertúlia e lançamento dos livros “Descansa em Paz, Pai, ou O Segredo de Finisterra”, de José A. V. Carreto e “O Outro Lado do Camiño – Codex Calixtinus”, de Carlos Clemente, cuja moderação está a cargo de Lúcio Lourenço.
No final, às 22h30, a VIA 3 Companhia de Teatro faz a recriação teatral de momento histórico do Caminho Português de Santiago, que termina com uma queimada galega.
LUÍS DE CAMÕES, 500 ANOS
A Feira do Livro deste ano pretende celebrar os 500 anos do maior poeta português, Luís de Camões.
Para celebrar a efeméride, no dia 10 de Julho, é inaugurada a exposição de pintura “Luís Vaz de Camões, 500 anos”, da Universidade Sénior de Barcelos, na Biblioteca Municipal, por volta das 16h00; mais tarde, às 18h00, tem lugar a entrevista com Maria João Lopo de Carvalho, sobre o livro “Até que o Amor me Mate.
As mulheres de Camões”; e a noite termina com o Concerto “Camões 500 anos – História, Música e Poesia”, pelo Vox Angelis. Ainda relembrando Camões, no dia 11, Isabel Rio Novo é entrevistada sobre o livro “Fortuna, Caso, Tempo e Sorte. Biografia de Luís Vaz de Camões”.
No dia 11, são apresentados os livros “Filha Pródigo”, de Joana Maciel, “Silente”, de Sandra Santos e “Só Quando Te Perdes é que Te Podes Encontrar”, de Fábio Beato, ao mesmo tempo que tem lugar uma tertúlia com estes jovens escritores, cujo moderador é José Ilídio Torres.
No antepenúltimo dia da Feira, a não perder, a homenagem a Nuno Júdice por Raquel Marinho e Rita Taborda Duarte, às 18h00; e, às 21h30, a Mesa de debate: PREC – Processo Revolucionário em Curso, com José Pacheco Pereira, Carlos Magno, Luís Santos e José Santos Alves.
No dia 13 de Julho, regressa a música com Nena, às 22h00, e antes acontece a entrevista com Rui Couceiro, escritor e editor (às 17h00) e a Mesa de debate com João Nuno Coelho (escritor e comentador televisivo) e João Gobern (jornalista), às 18h00.
A fechar o evento, no dia 14 às 17h00, há entrevista com Martim Sousa Tavares, sobre o seu livro “Falar Piano e Tocar Francês”, seguindo-se a Conversa-Concerto com Capicua e, às 21h30, o Expresso das Letras 2024, pel’Associação D’Improviso.
PROGRAMA INFANTIL
A aposta na animação infantil já é um hábito nesta Feira, e este ano, além das catividades permanentes diárias, como a Ludoteca, Jogos de Tabuleiro, Caixa das Ideias “Faz tu mesmo!”, Cantinho da leitura, Desenhos para colorir e Mural de pintura, destacam-se os espectáculos de magia, de teatro, ateliês de ciências, de barro, pinturas faciais e conversas com escritores.