A trigésimo terceira edição do Festival Jazz na Praça da Erva regressa a Viana do Castelo nos dias 24 a 27 deste mês, com a ambição de entrar nos circuitos dos festivais internacionais, anunciou a organização.
O 33.º festival apresenta na emblemática praça da Erva, os ‘Contracantos’ de Miguel Calhaz, com participação especial de Mário Costa, e os Cantigas de Maio, de Bernardo Moreira, respectivamente.
Já a artista cabo-verdiana Carmen Souza e os ‘Mezzoforte’ actuam no teatro municipal Sá de Miranda,
O programa dos quatro dias do Jazz na Praça da Erva, apresentado em conferência de imprensa pelo vereador da Cultura, Manuel Vitorino, e por David Martins, da organização, “tem como ambição entrar nos circuitos dos festivais internacionais, pelo que aposta em bons artistas para os quatro dias” do evento.
Os concertos dos dias 24 e 25, na Praça da Erva, com programa relacionado com os 50 anos do 25 de Abril, têm entrada gratuita.
Os bilhetes para os espectáculos no Teatro Municipal Sá de Miranda têm um custo que oscila entre os 17 e os 47 euros.
PROGRAMA
24 de Julho (quarta)
Contracantos
Projecto a solo de Miguel Calhaz – voz e contrabaixo
Participação especial: Mário Costa/bateria (Prémio Play do Jazz em 2024)
Local: Praça da Erva
25 de Julho (quinta)
Cantigas de Maio
Bernardo Moreira/contrabaixo
Ricardo Dias/piano
André Santos/guitarras
João Neves/voz
Este projecto traz para o jazz os grandes autores musicais que marcam uma viragem da história social, política e cultural do nosso país tais como: José Afonso, Fausto Bordalo Dias, Vitorino Salomé, Sérgio Godinho, José Mário Branco, entre outros.
Local: Praça da Erva
26 de Julho (sexta)
Carmen Souza (Cabo Verde)
Com ascendência de Cabo Verde, Carmen Souza trouxe para o jazz os ritmos quentes da Morna, da Coladera e do Funaná. Possuidora de uma voz impressionante é ela mesma multi-instrumentista, tocando guitarra e piano. Tem vindo a percorrer os mais importantes festivais de jazz internacionais, marcando ainda presença nos mais emblemáticos clubes de jazz europeus, tais como: o La Cigale, em Paris ou o Ronnie Scott’s em Londres onde fez enorme sucesso.
Local: Teatro Sá de Miranda
27 de Julho (sábado)
Mezzoforte (Islândia)
Os Mezzoforte vêm da Islândia, sendo constituídos por músicos deste país, da Dinamarca e da Noruega.
São uma das maiores bandas do mundo de jazz-fusão, jazz progressivo e jazz-funk. Com 47 anos de existência e um largo palmarés são uma estreia absoluta – nunca actuaram em Portugal. O Concerto do 33º Festival Jazz na Praça da Erva é a primeira actuação deste grupo no nosso país.
Local: Teatro Sá de Miranda
Bilheteira:
– BOL
– Teatro Municipal Sá de Miranda
Bilhetes/Preços:
– 24 e 25 de Julho – entrada livre/Praça da Erva
– 26 Julho: Carmen Souza – 17€
– 27 Julho: Mezzoforte – 34€
– Full Pass (26+27 de julho – Carmen Souza + Mezzoforte): 47 euros.