As instituições de ensino superior portuguesas unem-se para um concerto de apoio aos refugiados, esta segunda-feira, às 21 horas, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. A maestrina Joana Carneiro e o maestro Kodo Yamaguishi dirigem o espetáculo “Música Sem Fronteiras”, que reúne cerca de 200 artistas.
Sobem ao palco a Orquestra da Universidade do Minho, o Coro da Universidade Nova de Lisboa, a Orquestra Clássica da Faculdade de Engenharia da Universidade de Porto, a Orquestra da Universidade de Évora, a Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco e a Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (ESMAE). O reportório inclui “Prelude, te Deum” (Charpentier), “Nabucco, va pensiero” (Verdi), “West side story” (Bernstein), “Night on the bald mountain” (Mussorgsky), “Hino da alegria” (Beethoven), “Shindler’s list” (J. Williams) e “Salvé Mariam” (João Gil).
Presidente da República presente
O evento conta com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, entre outros convidados. A organização é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com o Ministério da Cultura, o Gabinete do Ministro Adjunto e a Plataforma de Apoio aos Refugiados, entre outros. Os bilhetes estão à venda em www.ccb.pt. A iniciativa tem associada uma recolha de fundos a favor dos refugiados.
O espetáculo procura responder a um dos maiores desafios que a Europa do século XXI atravessa: a crise dos refugiados. As orquestras e coros das universidades e politécnicos juntam-se numa voz comum de apoio e de inconformismo perante as inaceitáveis circunstâncias que afetam milhares de pessoas que, involuntariamente, foram e são obrigadas a deixar as suas casas e, em risco de vida, procuram paz e tranquilidade.