A Câmara de Braga transfere cerca de 300 mil euros para diversas freguesias para financiar a execução de várias obras. As propostas, em forma de contratos Interadministrativos de Delegação de Competências e de Apoios Financeiros, atingem os 281.584,09 euros, e são apreciadas na segunda-feira em reunião do executivo.
A maior fatia vai para a Freguesia de Adaúfe, cujo valor cifra-se em 110.542,74 euros para a execução da segunda fase da Rua dos Emigrantes. Para a União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe é votada a transferência de 84.088,30 euros destinados à construção de uma cobertura no Campo de Jogos de Real.
Já a União de Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro irá receber 25.941,81 euros para a requalificação do ‘Beco da Garapôa’, em Celeirós, e 13.108,00 euros para a construção de um muro de suporte na Rua Professor António Ferreira Gomes, em Aveleda.
Para a Freguesia de Lamas está previsto a transferência de 16.781,92 euros com vista à requalificação do Polidesportivo de Lamas. Também a Freguesia de Tadim recebe 8.509,89 euros para a requalificação do denominado ‘Espelho de Água’ de Tadim e para a Freguesia de Esporões são transferidos 7.206,68 euros para a reconstrução do muro das Boucinhas. Todas estas obras têm um prazo de execução de 90 dias a contar da data do início dos trabalhos, à excepção da cobertura do Campo de Jogos de Real, cujo prazo de execução é de 30 dias.
Na reunião do executivo são, também, votadas as propostas de atribuição de apoios financeiros. Nesse sentido, a União de Freguesias de Real Dume e Semelhe recebe 13.404,75 euros para apoio aos trabalhos de manutenção da Piscina de Dume.
Para Palmeira está previsto mil euros para apoio à organização do 14.º Circuito de Ciclismo de Palmeira – Premio Peixoto Alves e 500 euros para apoio ao evento cultural “Fest’Arte” – Festival de Teatro Amador de Braga.
Também a União de Freguesias de Cabreiros e Passos (S. Julião) recebe um apoio de 500 euros para comparticipação das despesas decorrentes da Procissão dos Senhores dos Passos.
Associações Culturais de Braga
Para além destas transferências para as freguesias, o executivo aprecia a atribuição de apoios financeiros a associações culturais de Braga. Assim, é proposta a atribuição de 750 euros à CEA – Cooperativa de Ensino Artístico, destinados a apoiar a iniciativa cultural ‘Pintar a Primavera’.
Também a União de Sindicatos de Braga recebe 500 euros destinados à realização de um programa de iniciativas públicas com o objectivo de assinalar os 42 anos da revolução do 25 de Abril de 1974.~
A associação cultural Rodellus é atribuído um apoio de 7.500 euros para a realização do ‘Rodellus Music Fest’. Nesta reunião é submetido, ainda, o contrato de dinamização cultural a celebrar entre o município e associação cultural SUONART no valor de 9 mil euros, para implementação do projecto ‘O Concelho de Braga e o seu Património Musical.