Uma comitiva de cerca de 30 autarcas de Barcelos, liderada pelo presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, esteve este fim-de-semana em Manises, na região da Catalunha, Espanha, para participar na cerimónia de assinatura da Carta de Geminação entre ambas as cidades.
Na cerimónia, Mário Constantino Lopes afirmou que “esta geminação vai permitir aprofundar os laços de cooperação entre os nossos concelhos, as nossas cidades, que integram ambas a Rede das Cidades Criativas da Unesco, e têm com elemento comum a forte tradição da cerâmica e do artesanato”.
“Não é por acaso que Manises tem o Museu de Cerâmica e Barcelos tem um Museu de Olaria”, apontou
Já o presidente de Manises, Javier Mansilla Bermejo, considerou o acordo de geminação assinado “um marco muito importante” para o município catalão, “aumentando s as oportunidades para levar a cerâmica de Manises a mais cantos do mundo”. “
Com a geminação com Barcelos, tornamos a nossa cidade mais forte e os nossos artesãos, assim como expandimos a rede do cluster cerâmico de Manises com novas sinergias, neste caso, com uma cidade portuguesa tão importante”, acrescentou.
Após a cerimónia da assinatura da Carta de Geminação, Mário Constantino Lopes foi convidado a presidir à abertura oficial da ‘Fiesta Internacional de la Cerámica de Manises’.
CARTA DE GEMINAÇÃO
No texto da Carta de Geminação, é considerada a vontade de partilha de objectivos e acções no contexto da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, no cluster do Artesanato e Arte Popular, dada a existência de um contexto cultural identitário dos dois territórios, no que respeita à tradição e à grande importância das artes cerâmicas e oláricas nos dois concelhos.
Esta geminação dá continuidade às acções desenvolvidas entre os municípios de Barcelos e de Manises nos últimos anos, e tem como objectivo promover de forma regular relações de proximidade e colaboração institucional, associativa, empresarial, cultural, turística e desportiva.
No texto que os dois presidentes subscreveram, lê-se que a Carta de Geminação tem “o intuito de dinamizar, fortalecer, preservar, partilhar e valorizar a herança cerâmica dos territórios, no contexto das redes internacionais, mas também o intuito de criar sinergias de promoção dos argumentos diferenciadores de cada um dos territórios”.
Assim, futuramente, irão ser estruturados programas de cooperação nas mais diversas áreas da competência dos municípios, entre as quais, cultura, turismo, educação, desporto, empreendedorismo, economia, artes e ofícios e juventude.
Estão ainda previstas acções conjuntas que potenciem a valorização de ambas as cidades no contexto da Rede Mundial das Cidades Criativas, bem como a apresentação de candidaturas conjuntas no contexto dos programas disponibilizados pela União Europeia.
Recorde-se que as geminações constituem parcerias formalizadas por municípios que decidem tornar pública a sua união e numa perspectiva transnacional, promovem a troca de conhecimentos e experiências.