A cidade de Guimarães é destacada no relatório da Eurocities ‘Reconstrução sustentável das cidades ucranianas – Boas práticas de cidades por toda a Europa’, revelou esta terça-feira a autarquia em comunicado.
O comunicado explica que este relatório resulta de um projecto-piloto liderado pela Eurocities, que reuniu 11 cidades ucranianas e 34 cidades da UE/EEE numa iniciativa de um ano, com o objectivo de ajudar as cidades ucranianas a planear uma reconstrução sustentável e inclusiva.
“A iniciativa, que nasceu de uma forte demonstração de solidariedade internacional após a invasão em grande escala da Rússia, mobilizou a aprendizagem entre pares e a capacitação entre cidades, combinando a expertise urbana com as necessidades locais na Ucrânia”, refere o município.
Assim, ao longo de 2023, as cidades participantes reuniram-se numa série de workshops online e exercícios práticos para promover uma visão de desenvolvimento urbano sustentável e identificar práticas, ferramentas e metodologias relevantes para auxiliar as cidades ucranianas no planeamento da sua reconstrução.
O comunicado refere anda que o relatório da Eurocities foca cinco pontos essenciais para a reconstrução sustentável: planeamento urbano integrado, energia limpa e eficiência energética, redução de riscos de desastres e resiliência, economia circular e mobilidade urbana sustentável.