A Câmara de Braga apresentou esta sexta-feira um guia de promoção vida nocturna bracarense, elaborado para ajudar visitantes e residentes a explorar a vida nocturna da cidade, destacando os melhores locais para visitar, incluindo uma selecção de restaurantes, bares e estabelecimentos nocturnos.
Durante a apresentação do novo roteiro nocturno, que decorreu no Café Vianna, o presidente da Câmara Municipal destacou que esta iniciativa é mais uma forma de valorizar o funcionamento da cidade 24 horas por dia.
“Durante o período nocturno existem muitos serviços privados e públicos que têm um funcionamento contínuo para dar resposta à população como o sector dos transportes, da segurança ou saúde. Este é um projecto internacional que envolve várias cidades a nível europeu tem o foco de valorizar os serviços e dinâmicas que qualquer cidade tem de ter para responder aos desafios”, referiu Ricardo Rio, na sessão que contou com a presença do presidente da Associação Comercial de Braga, Daniel Vilaça e do secretário-geral, Rui Marques.
Como explicou Ricardo Rio, este guia oferece aos residentes e visitantes “uma ferramenta completa para explorar a Cidade de forma sustentável e que valoriza o património, a gastronomia e as dinâmicas de Braga”.
Na criação deste roteiro, foram considerados diversos aspectos importantes, nomeadamente o estabelecimento de uma estrutura de apoio mútuo e cooperação com os sectores de restauração e animação nocturna para promover, conjuntamente, o melhor da vida nocturna de Braga; a criação de um produto detalhado com as melhores rotas e horários para maximizar a experiência nocturna, incluindo um mapa com direcções; o desenvolvimento de um guia que abrange a vida nocturna e proporciona um vislumbre do património edificado da cidade; e a produção de um design sustentável e moderno, disponível em português e inglês.
MOMENTOS-CHAVE
Destacando três momentos-chave, o guia desenvolve a vertente ‘Braga by Sunset’, que proporciona visitas aos principais monumentos da cidade ao pôr do sol, com oportunidade de desfrutar de uma bebida nas esplanadas; ‘Braga by Night’, que permite conhecer a excelente gastronomia e vinhos locais nos melhores restaurantes do centro histórico; e ‘Braga by Dark’, que oferece a experiência dos melhores espaços de diversão nocturna em Braga. Além disso, o guia fornece informações com iconografia que destaca espaços com opções de mobilidade e acessibilidade, espaços pet-friendly e aqueles que adoptam a economia circular. Também inclui a melhor altura do ano para ver o pôr do sol e outras informações relevantes como horários de funcionamento.
O guia integra ainda critérios de sustentabilidade, reafirmando o compromisso do Município com práticas responsáveis. As opções de transporte ecológico, como bicicletas e trotinetes eléctricas, e a modernização da frota de autocarros de Braga, incluindo veículos eléctricos e híbridos, são algumas das iniciativas mencionadas. A segurança e bem-estar durante as actividades nocturnas também são priorizados, sugerindo práticas responsáveis e respeitosas.
Com este roteiro, Braga pretende criar “um elo de ligação entre visitantes, turistas e residentes, promovendo uma sustentabilidade económica e social baseada num modelo de touring cultural. Além da vertente comercial, o guia sugere visitas aos monumentos mais emblemáticos da cidade, apreciáveis tanto ao pôr do sol quanto sob a iluminação nocturna”.
O guia ‘Braga After Dark’ está disponível para download AQUI