O antigo túnel da Avenida da Liberdade, com uma extensão de 1,15 quilómetros, abriu este sábado ao público após profunda e ampla requalificação. Segundo a autarquia, a inauguração da agora ‘Via da Liberdade’ marca “a conclusão de uma importante fase do projecto de reabilitação urbana que visa melhorar a mobilidade, a segurança e a estética da cidade”.
As obras de requalificação envolveram um investimento total de 5,5 milhões de euros, numa intervenção que não se limitou apenas reabilitar, mas a modernizar todo o túnel, através da requalificação da rede de drenagem de águas pluviais, repavimentação das faixas de rodagem e substituição dos revestimentos das paredes e muros e das infra-estruturas eléctricas.
Foram substituídos os sistemas de ventilação e desenfumagem e os sistemas de segurança e detecção de incêndio e da rede de iluminação pública.
SEGURANÇA E MODERNIDADE
A requalificação incluiu igualmente a actualização da rede de combate a incêndios, a instalação de uma rede de videovigilância e a instalação de controlo e contagem de tráfego. A Via da Liberdade está ainda dotada de vários melhoramentos estéticos de onde se destaca uma peça artística do artista plástico Tó Lino.
Em resumo: “Estas intervenções focaram-se na melhoria das condições de segurança e circulação rodoviária, bem como na valorização estética do túnel, que agora apresenta uma nova imagem que reflecte o espírito moderno e dinâmico de Braga.”
A cerimónia de inauguração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio, que destacou as melhorias e os benefícios que estas obras trarão para a cidade e seus habitantes.
O autarca sublinhou “o impacto positivo desta intervenção na qualidade de vida dos cidadãos, na segurança rodoviária e na atractividade da cidade”.
“O que está aqui em causa não é uma mera pavimentação ou um arranjo estético, este é um projecto que representa uma enorme transformação de uma das principais vias de acesso ao centro da cidade. Houve aqui um grande investimento em tecnologia que dota esta via de maior segurança, conforto e modernidade”, sublinhou.
Ricardo Rio salientou ainda a importância da colaboração entre as diversas entidades envolvidas no projecto e o empenho da autarquia “em continuar a investir na modernização e sustentabilidade de Braga”.
“Este projecto é um marco significativo no nosso compromisso contínuo de tornar Braga uma cidade mais segura, moderna e acessível. As melhorias que hoje inauguramos são fruto de uma visão estratégica que coloca os cidadãos no centro das nossas decisões, garantindo-lhes melhores condições de mobilidade e um ambiente urbano mais seguro e agradável”, referiu Ricardo Rio.
De acordo com o autarca, este projecto “é um passo importante na modernização da infra-estrutura urbana de Braga, alinhado com a visão da autarquia em promover uma cidade mais sustentável, acessível e amiga do ambiente”.
DESAFIO TÉCNICO
Olga Pereira, vereadora da mobilidade e obras municipais, não conseguiu estar presente na cerimónia de inauguração da obra por estar ausente do país e não ter conseguido fazer a ligação aérea.
No entanto, a responsável destaca a complexidade e a importância deste projecto. “A requalificação do túnel foi um desafio técnico e logístico significativo. É preciso ter em conta que 65 por cento do custo total da obra são em infra-estruturas, que inclui, por exemplo, a rede de drenagem de águas pluviais, um avançado sistema de ventilação, iluminação, de som, e de segurança com a implementação de um sistema de gestão técnica centralizada. Graças ao esforço e dedicação de todas as equipas envolvidas, conseguimos concluir esta obra com os padrões de qualidade desejados. Este é um exemplo claro do nosso compromisso em melhorar a infra-estrutura urbana e a qualidade de vida dos nossos cidadãos”, refere Olga Pereira.
Inaugurado em 1997 e prolongado em 2009, numa extensão de 300 metros, esta via assegura um dos principais acessos da cidade, desde a Circular Norte (Avenida António Macedo) e o centro (Avenida da Liberdade), e possui dois outros acessos localizados na Rua Conde de Agrolongo e na Avenida Central.
“Este túnel rodoviário nunca tinha sofrido qualquer intervenção de fundo, tendo apenas sido alvo de pequenas intervenções de conservação e manutenção”, concluiu Olga Pereira.
Simultaneamente, a Avenida da Liberdade também foi alvo de uma transformação significativa, uma vez que as obras na avenida incluíram a criação de vias cicláveis segregadas, novas travessias pedonais sobrelevadas, eliminação de barreiras à circulação inclusiva, e a implementação de semáforos inteligentes para optimizar o fluxo de trânsito. A plantação de novas árvores e a melhoria dos passeios completam a requalificação, proporcionando um ambiente mais verde e acessível para todos os cidadãos.