João Rodrigues, vereador em Braga, e João Manuel Esteves, presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, estão entre os mandatários regionais escolhidos pelo presidente do PSD, Luís Montenegro, na recandidatura à presidência do PSD.
A lista de mandatários regionais, divulgada esta segunda-feira, conta com 24 sociais-democratas, entre os quais se destacam presidentes de câmaras municipais do Norte e Centro do país. Em 2020 (Margarida Balseiro Lopes e Luís Reis) e 2022 (Miguel Albuquerque) Montenegro escolheu mandatários nacionais para a campanha, mas este ano tal não irá ocorrer, segundo fonte do PSD.
“Não haverá mandatários a nível nacional, tendo-se optado por uma estrutura mais simplificada desse ponto de vista”, disse fonte do PSD ao ECO. A campanha de Luís Montenegro, que terá Rui Rocha, coordenador do Conselho Estratégico Nacional para a área da Segurança e Protecção Civil, como director e o deputado Almiro Moreira como mandatário financeiro.
Entre os mandatários regionais estão históricos como Fernando Ruas, presidente da Câmara Municipal de Viseu, ao qual se juntam outros autarcas sociais-democratas como João Manuel Esteves (presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez), Fernando Queiroga (presidente da Câmara Municipal de Boticas), José Luís Gaspar (presidente da Câmara Municipal de Amarante) ou Carlos Condesso (presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo).
Destacam-se ainda os nomes do presidente da distrital de Castelo Branco, Manuel Frexes, depois de em Fevereiro o Tribunal de Castelo Branco ter absolvido o antigo presidente da Câmara Municipal do Fundão das acusações dos crimes de prevaricação, peculato, participação económica em negócio e falsificação de documentos, bem como do antigo deputado e ex-eurodeputado José Mendes Bota.
Entre os actuais deputados estão Silvério Regalado, Maurício Marques, Andreia Bernardo, Sónia dos Reis, Gonçalo Valente e Flávio Martins.
As directas para eleição do presidente da Comissão Política Nacional têm lugar a 6 de Setembro, realizando-se o 42.º Congresso nos dias 21 e 22 de Setembro, em Braga.
Com ECO