Quase 80% dos estudantes que entraram no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) colocaram este politécnico de ensino como primeira escolha, revelou esta segunda-feira a instituição. O estudante com melhor média entrou em Gestão com 182.7 valores.
“Este ano o IPVC voltou a registar um aumento no número de colocados”, refere o comunicado.
Para o ano lectivo a começar já no próximo mês, quase 80% dos estudantes colocados na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso colocaram o IPVC como primeira opção para prosseguirem os estudos e ingressarem no ensino superior, “consolidando, desta forma, a posição do IPVC como instituição que continua a merecer a confiança dos estudantes e dos encarregados de educação”.
Divulgados resultados desta primeira fase, verifica-se que, dos 820 estudantes já colocados, a esmagadora maioria, num total de 630, colocou o Politécnico como a primeira escolha entre as diversas instituições de ensino superior do país.
Para esta primeira fase, o Politécnico disponibilizou 1.028 vagas, preenchendo já perto de 80%. Trata-se de um acréscimo no preenchimento de vagas de 1,6% em relação ao ano lectivo passado.
Das seis escolas superiores do IPVC, há metade com a totalidade das vagas preenchidas: a Escola Superior de Saúde, em Viana do Castelo, a Escola Superior de Educação, também em Viana do Castelo, e a Escola Superior de Desporto e Lazer, em Melgaço.
A Escola Superior de Ciências Empresariais, sediada em Valença, só não entra nesta listagem porque deixa para a segunda fase apenas duas vagas do curso de licenciatura em Gestão da Distribuição e Logística.
Para a segunda fase do Concurso Nacional de Acesso, cujo período de candidaturas começa já esta segunda-feira e se prolonga até 4 de Setembro, o IPVC, das mais de mil vagas, tem disponíveis apenas 208, nos cursos de Agronomia, Engenharia do Ambiente e Geoinformática, Engenharia Alimentar, Engenharia Civil e do Ambiente, Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia, Engenharia de Redes e Sistemas de Computadores, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrónica, Gastronomia e Artes Culinárias, Gestão (regime nocturno) e Gestão da Distribuição e Logística.