A Câmara de Braga lançou uma campanha com o objectivo de reduzir o consumo energético. O consumo excessivo de energia, que não contribui para o conforto dos cidadãos, representa cerca de 10% da factura de energia.
Muitos dos equipamentos que preenchem o nosso quotidiano, em espaço habitacional ou laboral (computador, impressora, televisão e respectiva box, etc.), ficam em stand-by (estado de espera) sempre que se carrega no botão de desligar.
Contudo, os equipamentos não se encontram totalmente desligados. Ficam a aguardar activação a partir de um novo clique no comando. Este consumo é considerado um desperdício energético de cerca de 10% da factura de energia porque o equipamento mantém a luz de stand-by em modo activo.
Altino Bessa, vereador do Ambiente, alerta para o facto de os aparelhos electrónicos em stand-by poderem gastar quase tanto como quando estão em funcionamento.
“O principal objectivo com esta campanha é sensibilizar a população para um problema que passa despercebido a quase todos nós. É certo que o consumo em stand-by é em menor intensidade, mas reflectir-se-á na factura”, afirma.
Bessa acrescenta que “a poupança de energia é importante não só para evitar gastos monetários desnecessários, mas também para poupar recursos energéticos e ambientais. Um simples gesto pode contribuir para um planeta mais sustentável. Como tal, enquanto cidadãos conscientes, é nosso dever e até obrigação estar despertos para estes pequenos pormenores que se tornam”
Existe ainda o chamado off mode: o equipamento não está a funcionar, mas encontra-se ligado à corrente e assim mantém um consumo de energia que não é denunciado por qualquer sinal luminoso (ao contrário do que acontece com o modo stand-by). O consumo de energia eléctrica apenas cessa por completo quando os equipamentos são desligados da tomada.
Desligar integralmente os equipamentos que não estão a ser utilizados parece uma tarefa difícil, mas há dispositivos que podem ajudar. As tomadas inteligentes (Auto Power Off Plug) reconhecem um equipamento principal e cortam o consumo de energia a todos os equipamentos associados, quando o principal é colocado em modo stand-by. Esta opção é útil quando existem vários equipamentos electrónicos relacionados entre si (tv, box, computador, impressora, carregador de telemóvel, entre outros).
BOAS PRÁTICAS
Existem algumas boas práticas que se podem converter em poupança energética:
– Ao adquirir um novo equipamento evite os mostradores eléctricos com funcionamento constante, como, por exemplo, micro-ondas ou forno de cozinha com relógio. Estão disponíveis no mercado equipamentos que possuem estes mostradores, mas com fácil desactivação e já programados para a poupança energética;
– Na hora de efectuar uma compra, informe-se sobre os consumos em stand-by e off mode. Este conhecimento irá permitir que opte por equipamentos com boa classificação energética e com rótulo Energy Star;
– Adopte a instalação de blocos de tomadas com interruptores manuais (investimento de aproximadamente 15€) que permitem desligar manual e simultaneamente todos os equipamentos conectados à respectiva tomada;
– Utilize tomadas com contador de energia (ou um multímetro) para que seja possível determinar gastos reais instantâneos e que permitam a confirmação de quais os equipamentos que apresentam consumos de stand-by ou off mode, verificando os respectivos valores.