Os primeiros pingos de chuva já chegaram ao norte do país, nomeadamente a Vila Flor e Mirandela, como mostram os vídeos partilhados nas redes sociais. Mas Braga e Viana do Castelo estão, esta quinta-feira, ainda em perigo muito elevado de incêndio.
“Que alegria… A chuva adianta-se. Vila Flor” e “Última hora. Já chove em Mirandela”, escreveu Márcio Santos, identificado no X (antigo Twitter) como especialista em meteorologia e ambiente, na publicação em que divulgou nos dois vídeos.
Prevê-se, para esta quinta-feira, uma descida da temperatura, diminuição do vento e aguaceiros em algumas regiões do continente. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o perigo de incêndio rural vai começar a desagravar, prevendo-se aguaceiros, sendo mais prováveis nas regiões do Norte e Centro apenas na sexta-feira.
Apesar da mudança no estado do tempo, vários concelhos dos distritos de Braga, Viana do Castelo, Santarém, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Coimbra, Portalegre, Guarda, Aveiro, Porto, Vila Real, Viseu, Bragança e Faro, estão esta quinta-feira em perigo muito elevado de incêndio.
O IPMA prevê no continente céu com períodos de muita nebulosidade, aguaceiros, mais prováveis no interior e durante a tarde, que poderão ser localmente intensos e acompanhados de trovoada.
Vídeos: X Márcio Santos
https://x.com/MeteoTrasMontPT/status/1836688256785629266
https://x.com/MeteoTrasMontPT/status/1836688256978600222