O turismo no primeiro semestre de 2024 superou os níveis de 2019, ano pré-covid, considerado o melhor ano de sempre para o turismo nacional, e de Braga, com um aumento de 3,1% face ao número de dormidas no período homologo.
Já no que diz respeito ao número de hóspedes, Braga superou, no primeiro semestre de 2024, os 160 mil, o que correspondeu a mais 7.309 hóspedes que em 2023 – ou seja, um crescimento de 4,7%.
Apurados os números de Julho de 2024, verifica-se que Braga cresceu nesse mês 11% no número de hóspedes face ao mesmo período de 2023, acima da média nacional (1,5%). Foram registados 35.178 hóspedes, número que representa um aumento de 8% face a 2019.
Estas as primeiras conclusões saídas do Conselho Consultivo para o Desenvolvimento do Turismo (CCDT) de Braga, reunido, esta segunda-feira, para analisar os principais indicadores de progresso/sucesso, os resultados da actividade turística do ano 2023 e do primeiro semestre 2024
Segundo o Conselho, asta dinâmica resulta de “uma estratégia concertada de promoção do território, com a obtenção de várias distinções no sector do turismo, nomeadamente como Melhor Destino Emergente pela World Travel Awards e a certificação do Destino de Turismo Sustentável da Green Destinations”.
Adicionalmente são cada vez mais os eventos com grande impacto que se realizam em Braga, como são exemplos o Dance World Cup ou o encontro das Cidades Criativas da UNESCO.
Pedro Soares, adjunto do presidente o município, destacou os principais indicadores de progresso da actividade turística do concelho de Braga, apresentando também o plano de actividades para 2025.
Nesse plano está prevista a realização de press trips e fam trips e é atribuído destaque ao plano de promoção interna e externa, nomeadamente através da presença em feiras de promoção turística em mercados emergentes com o intuito de elevar o potencial e aumentar a atractividade do destino Braga.
O Conselho Consultivo para o Desenvolvimento do Turismo de Braga é um órgão criado pelo município com o objectivo de auscultar a cadeia de valor do turismo regional e nacional para implementar uma estratégia concertada entre entidades públicas e privadas em prol do desenvolvimento do turismo.
COMPOSIÇÃO DO CONSELHO
Além de elementos da Câmara Municipal, o Conselho Consultivo para o Desenvolvimento do Turismo de Braga é composto por: representantes da Assembleia Municipal; Juntas de Freguesia; InvestBraga; TUB; Associação Empresarial de Braga; Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte; Arquidiocese de Braga; Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal; Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes; Direcção Regional de Cultura do Norte; IEFP; Cavagri; Universidade do Minho; Universidade Católica de Braga; IPCA; da Esprominho; Profitecla; Sporting Clube de Braga; Fundação INATEL; Associação de Turismo do Porto e Norte; da ATHACA; ARHESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal; APHORT – Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo; AHP – Associação de Hotelaria de Portugal; da Confederação do Turismo de Portugal; ANA Aeroportos; APDL (terminal de Leixões); AICEP; CIM Cávado/ Minho In; Turismo de Portugal.