Vila Verde e o Brasil passam a estar mais próximos, a partir de hoje. A Sociedade dos Amigos da Marinha do Brasil em Portugal assinou, esta manhã, Protocolos de Colaboração institucional com o Município de Vila Verde e para a qualificação/formação com a Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV).
“É o início de um relacionamento de facto entre Vila Verde e o Brasil, que trará frutos e benefícios para o concelho no futuro”, assinalou José Dantas, o delegado da Região do Minho da SOAMAR Brasil, durante as intervenções que antecederam a Conferência Comemorativa dos 516 anos dos Descobrimentos do Brasil.
“Este é mais que um protocolo de cooperação entre Vila Verde e o Brasil, pois o desafio que lanço é que seja mais um Protocolo de Colaboração que ajude a fortalecer as relações entre os dois países com ligações históricas profunda”», realçou o presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, na sua intervenção. “Destaco o entusiasmo que o vice-delegado da SOAMAR Brasil para o Minho, o vilaverdense José Pinto, colocou neste processo”.
O edil de Vila Verde lembrou, ainda, as “raízes” históricas que ligam Vila Verde ao Brasil. “Muitas casas e edifícios públicos históricos de relevo têm a marca dos portugueses emigrados no Brasil”, vincou. E salientou que “a história não se apaga e nunca a devemos esquecer. São marcas que se perpetuam no futuro e que ajudarão a criar amarras ainda mais fortes nas relações entre os dois países”.
Aliás, o picoense José Pinto assinalou – a título de exemplo – dois edifícios históricos com marca da presença dos portugueses no Brasil, “a escola primária de Soutelo” e a “ampliação da Igreja Matriz e a construção do cemitério do Pico de Regalados”. Por isso, vincou: “quem renega a história, renega a sua própria identidade”.
EPATV LANÇA DESAFIOS ECOLÓGICOS
Sendo a SOAMAR – Sociedade dos Amigos da Marinha do Brasil em Portugal uma entidade com ligações ao mar e à água, o Director-Geral da EPATV, João Luís Nogueira, aproveitou a ocasião para revelar que aquela escola vai desenvolver quatro projectos ligados à temática: Inquérito escolar sobre consumo de água e refrigerantes (2º ano do Curso de Saúde) e a promoção do consumo de água no ambiente escolar (curso de Restauração e Bar); a criação/construção de pranchas e canoas ecológicas (sustentabilidade ambiental com promoção de reciclagem de garrafas de plástico); a realização da 2ª Caminhada Ecológica, a 3 de Junho (18 kms, até Monte de santa Helena e Praia Fluvial do Faial); e a construção do Painel “O Meu Ecossistema”.
“Juntos vamos mais longe”, assinalou o director da EPATV, João Luís Nogueira, perante uma sala repleta de alunos.
CONFERÊNCIA “DESCOBRIMENTOS DO BRASIL”
A sessão prossegue com a realização da Conferência Comemorativa do Dia dos Descobrimentos do Brasil. A “influência portuguesa nos descobrimentos” marcou o arranque da sessão, com prelecção do Chanceler da Cúria Eclesiástica de Braga, João Paulo Coelho. Segue-se a intervenção de Raquel Dantas, a vice-delegada da Soamar Minho, que fala sobre o “Minho/Minas – almas gémeas”.
Carlos Machado Silva (CP 3022)