O Auditório Municipal de Vilagarcía de Arousa, em Pontevedra (Galiza) recebe este sábado e domingo a V Mostra Musical do Eixo Atlântico. O evento, de carácter bienal, conta com a presença de cerca de duas centenas de estudantes de Conservatórios de 19 cidades da Galiza e Portugal integradas na euro-região. A edição de 2016 presta homenagem ao compositor luso Eurico Carrapatoso.
A mostra tem como objectivo reconhecer, promover e premiar a prática da Música. É dirigida a jovens intérpretes de música clássica e jazz, estudantes pertencentes aos municípios membros do Eixo Atlântico, que cursem estudos em escolas de música, conservatórios profissionais, escolas profissionais e conservatórios.
Da Escola de Música do Carandá estão inscritos Henrique Moreira na guitarra e Máximo Klyetsun no piano; já do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Maria Machado na harpa e Maria Rodrigues no saxofone.
A quinta edição cumpre uma década de existência sob este formato de âmbito transfronteiriço. O evento tem registado uma evolução positiva, tendo aumentado a participação em cerca de 30% nas últimas três edições. A Mostra Musical dá a conhecer o talento dos músicos que se estão a formar na Galiza e no norte de Portugal.