Braga assumiu estar comprometida com o pacto do futuro das Nações Unidas. “A paz e a segurança são a base do desenvolvimento e da protecção dos direitos humanos, e as cidades, enquanto centros de inovação e diversidade, desempenham um papel fundamental na mitigação dos impactos da violência, declarou o presidente da câmara de Braga, Ricardo Rio, no ‘Cities Summit of the Future’, o IV Fórum desta rede das Nações Unidas, realizado em Genebra, entre domingo e esta segunda-feira.
O Fórum, que reuniu líderes de cidades de todo o mundo, focou-se nas implicações do ‘Pacto para o Futuro’, a ser adoptado pelos Estados-membros das Nações Unidas, e no papel fundamental que as cidades desempenharão na sua implementação, em alinhamento com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 2030.
Ricardo Rio, na qualidade de vice-presidente do Forum of Mayors 2024, participou moderou o segmento sobre ‘Paz e Segurança’, um tema central para o desenvolvimento sustentável e a protecção dos direitos humanos a nível local.
Rio salientou o papel essencial das cidades na promoção da inclusão social, como uma forma de mitigar os desafios crescentes da violência e dos conflitos armados nas áreas urbanas. Durante a sessão, questionou os líderes presentes sobre os desafios de segurança nas suas cidades, bem como as estratégias e programas implementados para lidar com estas questões.
O edil liderou ainda o debate sobre ‘Ciência, Tecnologia, Inovação e Cooperação Digital’. Este painel focou-se nas formas como as cidades estão a utilizar as novas tecnologias para impulsionar o desenvolvimento urbano sustentável.
Ricardo Rio incentivou os participantes a partilhar projectos que promovem a cooperação digital e a inclusão, abordando tanto os sucessos quanto os desafios enfrentados. Questões como a inteligência artificial e o seu impacto nas comunidades mais vulneráveis, como jovens e idosos, foram temas centrais de discussão.
O autarca de Braga realçou que “a inovação tecnológica nas cidades deve ser inclusiva, assegurando que todas as comunidades beneficiem dos avanços em áreas como a energia limpa e a monitorização digital do progresso urbano”.
Além de moderar os dois painéis, Ricardo Rio participou ainda no segmento dedicado à Juventude e Futuras Gerações, onde reforçou a necessidade de políticas urbanas que preparem as cidades para os desafios futuros e envolvam activamente os jovens na sua construção.
O presidente da Câmara Municipal enfatizou que “os jovens são a chave para um futuro urbano sustentável, e as cidades devem criar condições para que estes possam prosperar e inovar”, dando como exemplo políticas aplicadas em Braga que são uma referência, como o Tribunal do Futuro e o Orçamento Participativo Jovem.
Durante a sua participação neste Fórum, Ricardo Rio destacou o compromisso de Braga com o ‘Pacto para o Futuro’, sublinhando os esforços contínuos da cidade em áreas como a inclusão social, a transformação digital e a sustentabilidade ambiental. Braga tem sido pioneira em várias iniciativas tecnológicas e digitais, promovendo uma cidade mais inteligente e sustentável para as futuras gerações.
O Forum of Mayors da ONU é uma plataforma de colaboração internacional que reúne líderes locais para discutir o papel das cidades na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Em 2024, o Fórum concentrou-se em cinco áreas principais: Desenvolvimento Sustentável e Financiamento, Paz e Segurança, Ciência e Inovação, Juventude e Futuras Gerações, e a Transformação da Governança Global.
Este encontro permitiu aos autarcas apresentar projectos e soluções inovadoras para os desafios urbanos globais, reforçando o compromisso de forjar um futuro melhor para as cidades e os seus habitantes.