O Centro de Juventude de Braga recebeu o Conselho Municipal da Juventude, que contou com a participação do vereador do Urbanismo, Planeamento e Ordenamento, João Rodrigues.
Sob a temática ‘Planear a Cidade Jovem do Futuro’, o vereador do Urbanismo sublinhou a relevância da participação activa dos jovens e das associações juvenis para o processo de construção de “uma cidade mais desenvolvida, com maior qualidade de vida, inclusiva, sustentável e que corresponda às suas necessidades e expectativas”.
Debruçando-se sobre a revisão do Plano Director Municipal, João Rodrigues desafiou os jovens e as associações a participarem na discussão pública do novo PDM – Plano Director Municipal, que irá decorrer brevemente.
No seguimento dos trabalhos do Conselho Municipal da Juventude, foi, também, avaliada a 1.ª Edição do Festival da Juventude de Braga, que se realizou no passado mês de Julho. Nesta avaliação do Festival, foram debatidos e ponderados vários aspectos relacionados com a organização e a dinâmica do mesmo. O balanço global deste evento foi “muito positivo”, tendo as associações juvenis realçado a importância da iniciativa para os jovens e as organizações.
Ainda no âmbito dos trabalhos do Conselho, foi lançado o repto às associações para participarem e apresentarem propostas e contributos no quadro da preparação e elaboração, pela Câmara Municipal de Braga, do Plano Anual de Actividades e Orçamento do Município para 2025.
“O seu envolvimento é fundamental para assegurar que as políticas públicas municipais respondem, de forma adequada e eficaz, às necessidades e anseios dos jovens bracarenses”, refere João Rodrigues.