Só falta acertar datas para o casamento entre Porto de Galinhas, no Brasil, e a cidade do galo, o município minhoto de Barcelos. A cidade de Galinhas vem a Barcelos trazer um exemplar cerâmico da galinha – símbolo da urbe brasileira – , enquanto que um grupo de emigrantes portugueses na cidade de Recife, custeia o transporte do galo, para este ser implantado, em todo o seu colorido, na praça central do Porto.
Manuel Beninger, empresário, presidente da Associação dos Autarcas Monárquicos e deputado municipal em Braga, o pai da ideia, esteve, agora, a acertar os pormenores na cidade ribeirinha de Porto de Galinhas, uma cidade localizada no município de Ipojuca, no estado de Pernambuco que irá colocar um galo de Barcelos, de formato gigante, na sua Praça Central.
Assim, uma delegação do município brasileiro, liderado pelo Prefeito Carlos Santana, irá visitar Barcelos ainda este ano trazendo a sua galinha para que a mesma seja colocada numa praça da cidade minhota.
“Porto Galinhas é visitado por milhares de turistas de todo o mundo, pelo que o galo – que terá uma placa explicativa da sua origem – servirá para divulgar Portugal”, sublinha.
Beninger acentua que, em 2015, Porto de Galinhas recebeu cerca de 1 milhão de visitantes, de entre os quais 81% de brasileiros. Dos restantes turistas estrangeiros – cerca de 193 mil – 51,21% vieram da Argentina, 6,36% dos Estados Unidos, 6,36% de Portugal e 5,76% de Espanha.
“É uma enorme porta aberta para apresentar a nossa região e o nosso país. O Galo de Barcelos, o ex-libris de Portugal e conhecido nos quatro cantos do Mundo, ficará na principal praça de Porto de Galinhas e assim promoverá Portugal fora das nossas portas”, acrescentou.
Uma delegação do município brasileiro, liderado pelo Prefeito Carlos Santana, irá visitar Barcelos ainda este ano levando consigo a sua galinha para que a mesma seja colocada numa praça da cidade minhota.
A lenda do Galo de Barcelos narra a intervenção “milagrosa” de um galo morto na prova da inocência de um homem erradamente acusado de um crime.
O nome de Porto galinhas radica na chegada dos escravos ilegais ao porto que costumava ser anunciada pela frase: “tem galinha nova no porto”!