O secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, o advogado e comentador político Luís Marques Mendes, a administradora da TMG, Isabel Furtado, e a ex-ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, são alguns dos oradores convidados do 5.º Fórum Económico Famalicão Made IN que se realiza no próximo dia 22, em Famalicão.
Sob o tema ‘Inteligência Artificial e Criatividade. Pode a cópia superar o original?’, a iniciativa, marcada para as 14h30, na Casa das Artes, é promovida pelo município famalicense e pelo Jornal de Notícias/TSF e lança para debate as questões relacionadas com a inteligência artificial e a forma como as tecnologias emergentes estão a transformar o cenário empresarial e económico.
Será a inteligência artificial capaz de nos ajudar a romper e ultrapassar barreiras, a revolver padrões e a explorar territórios desconhecidos? Quais são, ou deverão ser, os limites à utilização de um instrumento que, estando já impregnado no nosso quotidiano, parece ter um poder desmedido? Temos nas mãos uma ferramenta gozosa ou perigosa? Ou ambas?
A abertura está a cargo do presidente da autarquia, Mário Passos, e do director de Jornal de Notícias, Vitor Santos, que antecedem a intervenção do secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira.
Pelas 15h00, seguem-se as intervenções do filósofo e ensaísta Daniel Innerarity (depoimento gravado), um dos pensadores mais influentes a nível mundial, e de Luís Marques Mendes.
Pelas 15h45, tempo para o painel ‘Criar, criar, criar. A Transição Digital é uma locomotiva’, com a moderação de Manuel Molinos, director-geral digital do JN, e as intervenções de Gil Sousa, co-fundador da ESI-Robotics, Isabel Furtado, administradora executiva da TMG – Têxtil Manuel Gonçalves, Elvira Fortunato, professora catedrática na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Lisboa, Pedro Santos, vice-presidente da ACEPI (Economia Digital Portugal), e Luís Borges Gouveia, professor catedrático na Universidade Fernando Pessoa.
O encerramento está a cargo do vereador da Economia e Empreendedorismo da Câmara de Famalicão, Augusto Lima.
A participação no Fórum é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória até à lotação da sala, ou até ao final do dia 21 de Outubro aqui.