A vice-presidente da Câmara de Póvoa de Lanhoso, Fátima Moreira, participou, este fim-de-semana, no IX Fórum da Rede Portuguesa dos Municípios Saudáveis que decorreu em Lagoa, no Algarve, onde assinou a ‘Declaração de Lagoa do Algarve’.
Na ‘Declaração de Lagoa do Algarve’ ficaram vertidos os trâmites do compromisso para com os valores e princípios do movimento Cidades Saudáveis e com a Agenda 2030 dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável.
A Câmara povoense foi uma das seleccionadas de entre as 69 autarquias que integram esta rede, para partilhar uma boa prática no painel dedicada à Saúde Mental.
Fátima Moreira, com responsabilidades nos pelouros da Educação e da Saúde, apresentou o projecto ‘Devagar se vai ao longe’, que foi implementado no 2.º período do passado ano lectivo nas turmas do 3º ano da Escola Básica do Cávado e, também, no 3.º período, na Escola Básica da Póvoa de Lanhoso.
O projecto visava promover as competências socio-emocionais assim como a prevenção ou redução de problemas de comportamento e emocionais nas crianças.
A abordagem do tema foi subdividida em quatro mesas de discussão e partilha de actividades realizadas a nível local, numa perspectiva de inclusão, bem-estar físico e mental e social, reforçando a importância que esta temática assume para todas as entidades envolvidas.
Do programa fez também parte a reunião da Assembleia Geral da Rede Portuguesa dos Municípios Saudáveis onde foi apresentado e aprovado o Plano e Orçamento para 2025, bem como uma reunião de trabalho do grupo técnico para preparar novas iniciativas.