Mais de 500 especialistas, autarcas e trabalhadores da Administração Local estão reunidos em Braga, no 42.º Colóquio Nacional da ATAM – Associação de Trabalhadores da Administração Local, que se iniciou esta quinta-feira.
O Colóquio Nacional da ATAM, que se prolonga até sábado, no Forum Braga, é considerado o maior fórum científico na área da gestão autárquica em Portugal.
A lei das finanças locais e a contratação pública, a política de recursos humanos, a prevenção da corrupção ou as políticas públicas locais são alguns dos temas em destaque, num colóquio que dá ainda destaque à cibersegurança e à inteligência artificial, temas cada vez mais relevantes no contexto da gestão municipal.
Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, elogiou o trabalho que a ATAM tem desenvolvido em prol do Poder Local e dos seus trabalhadores. Ricardo Rio lembrou que os colaboradores são “um pilar fundamental” da actuação das autarquias e nas respostas dadas aos cidadãos.
O autarca afirmou que Braga é “uma referência” na forma como tem criado um bom ambiente de trabalho para todos os seus colaboradores e, desta forma, contribuir para o seu bom desempenho.
“Esta postura exige concertação social e temos tido um diálogo contínuo e profícuo com as estruturas sindicais, mas sobretudo com o desenvolvimento de uma política activa de recursos humanos”, referiu.
Antes da abertura do colóquio, a ATAM procedeu à inauguração da exposição sobre os 44 anos da revista ‘O Municipal’, uma publicação de referência para os profissionais da Administração Local.
No átrio do Forum Braga, estão expostas mais de 400 capas da revista, num exercício de memória, mas também de futuro.
O último dia de trabalhos inclui a realização de uma mesa redonda, com a participação dos Autarcas de Braga, Vila Nova de Gaia e Cascais e, ainda, a atribuição do emblema de ouro da ATAM. O encerramento conta com a presença do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias.